Semana da Primavera promove atividades em parques

A 18ª edição da Semana da Primavera de Porto Alegre será marcada no domingo por diversas atividades nos parques da Capital. O 10º Festival de Pandorgas, no parque Morro do Osso, tem início às 13h, com a participação de pessoas em cadeiras de rodas, e encerra-se com a competição, às 15h, no platô do morro. As inscrições começam pela manhã e, a partir das 13h, serão realizadas oficinas para confecção das pandorgas. Às 16h, será feita uma comemoração aos 14 anos do parque.

A partir das 9h, também ocorre o 4º Ciclotour, passeio ciclístico com saída do parque Marinha do Brasil. As inscrições poderão ser feitas no local. A atividade é uma parceria da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) com a Associação Ciclística Zona Sul. No parque Marechal Mascarenhas de Moraes, na avenida José Aloísio Filho, no bairro Humaitá, a população poderá assistir a dezenas de apresentações artísticas, recreativas e educativas, a partir das 15h. Para aqueles que preferem aproveitar o sábado, será promovida a Caminhada pela Paz, no parque Chico Mendes, às 9h.
Nesta quinta-feira, cerca de mil alunos do Colégio Militar de Porto Alegre realizaram a coleta de lixo do parque da Redenção. A atividade, que faz parte do projeto Lugar e Ambiente, recolheu 52 mil objetos durante uma hora e meia de limpeza da área. Em 2007, a mesma ação recolheu 77 mil objetos.

Ações em defesa dos recursos hídricos começam neste sábado
A 15ª Semana Interamericana e a 8ª Semana Estadual da Água, que ocorrem de 27 de setembro a 4 de outubro, promoverão 1.200 atividades em defesa dos recursos hídricos em todo o Estado. A Semana da Água é uma realização da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes/RS) em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), com o apoio de instituições governamentais, não-governamentais e privadas.
Serão realizadas palestras, debates, seminários, exposições fotográficas e visitas orientadas a estações de tratamento de água e de esgoto. O evento terá ainda mutirões de limpeza em cursos d”água, caminhadas e gincanas ecológicas.
A temática deste ano está focada no saneamento, a começar pelo lema A Água Lava… A Água Leva…Você Limpa a Água. O slogan procura destacar a necessidade de cuidados com a água, assegurar sua qualidade e promover sua gestão integral, incentivando cada um a fazer sua parte para garantir um mundo sustentável.

O começo das atividades será neste sábado, em Porto Alegre, com uma visita orientada à Estação de Tratamento de Água Moinhos de Vento do Dmae, na rua 24 de outubro, que inclui apresentação teatral. A entrada é gratuita. A abertura oficial será na terça-feira, às 10h, no Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica, na rua Salvador França. Mais informações pelo telefone (51) 3288.8164.