Seminário reúne sedes da Copa de 2014 no Rio de Janeiro

O primeiro encontro de Porto Alegre com o Comitê Organizador da Copa do Mundo Fifa 2014 (LOC) após o anúncio das sedes do evento está marcado para a próxima semana, de segunda-feira, 8, até a quarta-feira, 10, no Rio de Janeiro, em seminário com as 12 cidades selecionadas. Serão tratados os projetos dos estádios e a mobilidade urbana.

O evento inicia segunda-feira pela manhã, no Hotel Windsor, com reunião entre o LOC, os municípios e o ministro dos Esportes, Orlando Silva. A partir da tarde de segunda-feira até o final da tarde do dia 10, acontecerão encontros individuais do comitê com cada sede. A audiência de Porto Alegre está prevista para terça-feira, às 18h.

Representando a Prefeitura, participará do evento o Gestor Técnico da Secretaria Extraordinária da Copa de 2014, arquiteto Newton Baggio. “Levaremos ao conhecimento do comitê organizador as ações trabalhadas pelo município, especialmente no trecho que liga o aeroporto ao estádio credenciado”, informou. Entre os projetos a serem relatados, estão a duplicação da Avenida Beira-Rio e da Avenida Tronco, a qualificação do transporte coletivo, as ciclovias e o sistema de monitoramento de trânsito.

Para o secretário extraordinário da Copa de 2014, José Fortunati, o evento marca o início de uma nova etapa do processo que transformará a cidade. “Nessa reunião técnica começamos a trabalhar de modo mais concreto as mudanças pelas quais Porto Alegre passará”, enfatizou. A prefeitura aguarda o caderno de encargos da Fifa, indicando as áreas que precisarão de maiores investimentos.

A comitiva gaúcha ao Rio de Janeiro é composta por Baggio, a gerente da ação Copa do Mundo do Governo do Estado, Rejane Alievi, e os representantes do estádio credenciado, o presidente do Internacional, Vitório Pífero, e o vice-presidente de patrimônio do clube, Emídio Ferreira.