Serasa mantém previsão de queda para inadimplência das empresas para 2011

SÃO PAULO – Enquanto a perspectiva da inadimplência dos consumidores é de elevação para os próximos meses, a taxa das empresas deve continuar em ritmo de queda. Pelo 17º mês seguido, o Indicador Serasa…

SÃO PAULO – Enquanto a perspectiva da inadimplência dos consumidores é de elevação para os próximos meses, a taxa das empresas deve continuar em ritmo de queda. Pelo 17º mês seguido, o Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência das Empresas, divulgado nesta quinta-feira (11), registrou recuo. Em setembro, a retração foi de 2,1%, pouco menor que a queda de 2,4% registrada um mês antes. Com a retração, o indicador atingiu um patamar de 86,9 pontos. Isso indica que, nos próximos seis meses, a inadimplência das empresas deve registrar recuos graduais.

Economia

O crescimento da economia retomou o fôlego, após a desaceleração registrada no segundo e terceiro trimestres deste ano, favorecendo, assim, o caixa das empresas. Esse cenário, de acordo com os analistas da Serasa, deve prevalecer ao longo dos próximos meses, colaborando para a continuidade de recuos graduais da inadimplência jurídica. Os últimos dados da Serasa mostram que, de fato, a inadimplência das empresas segue recuando. Em setembro, frente a agosto, a taxa registrou queda de 5,8%. Também houve queda no acumulado do ano, de 6,5% sobre o mesmo período do ano passado. Segundo os analistas da instituição, o reaquecimento da atividade econômica e o período sazonal mais favorável para a atividade industrial têm colaborado com o recuo dos níveis de inadimplência das pessoas jurídicas.

Sobre a pesquisa

Os indicadores Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência das Empresas avaliam, em um horizonte de seis meses, em que fase do ciclo estarão diversas variáveis econômicas, como concessões reais de crédito, inadimplência, crise e recuperação.

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais