Setor de eletroeletrônico revê faturamento para 2010 e estima alta de 14%

SÃO PAULO – O setor de eletroeletrônico reviu a expectativa de crescimento para este ano, antes estimada em 12%. A Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) afirmou que a…

SÃO PAULO – O setor de eletroeletrônico reviu a expectativa de crescimento para este ano, antes estimada em 12%. A Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) afirmou que a previsão é de alta de 14% no faturamento em 2010.

A entidade explica que a alteração foi estimada pelas novas perspectivas demostradas pelas áreas de Componentes, GTD (Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica) e Utilidades Domésticas, que estimam expansão de 20%, 17% e 26%, respectivamente.

Exportações e importações
Em relação às exportações, o setor acredita que ficarão no mesmo nível do ano passado, pois não existe nenhum fator que mostre a possibilidade em uma retomada significativa desse mercado.

Já as importações deverão continuar em crescimento, devendo alcançar US$ 35 bilhões, 40% acima da registrada no ano passado. Desta forma, o deficit nas transações de produtos eletroeletrônicos com o exterior deverá atingir US$ 27,5 bilhões, 57% acima do registrado no ano anterior.
Com esta expectativa, até o final do ano, o número de empregados no setor deverá alcançar 173 mil diretos, com crescimento de 8% em relação a 2009.

Previsão para o trimestre
Somente para o terceiro trimestre, 69% das empresas afirmaram que estimam crescimento no faturamento, enquanto 21% acreditam que haverá estabilidade e apenas 10% citaram possível retração.

As empresas do segmento de Equipamentos Industriais são as mais otimistas, já que 80% afirmaram que haverá alta no faturamento. Em seguida, aparecem o setor de GTD e Material de Instalação, com 77% e 75%, respectivamente. O setor menos otimista é o de Componentes, cuja a porcentagem é de 56%.

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais