Shoppings de Porto Alegre são multados em R$ 15 milhões por limitarem abertura de lojas

O Tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica condenou shoppings de Porto Alegre por usarem cláusulas de raio. 

O Tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica condenou shoppings de Porto Alegre por usarem cláusulas de raio. A restrição ficava no contrato com as lojas proibindo que exercessem a mesma atividade em estabelecimentos que estejam em uma distância pré-determinada do shopping.

A condenação do Cade atinge Iguatemi, Rua da Praia, Praia de Belas, Moinhos Shopping, Shopping Bourbon Country, Shopping Bourbon Assis Brasil e Shopping Bourbon Ipiranga. As multas aplicadas somam mais de R$ 15 milhões.

A cláusula de raio não é ilegal sempre. Mas tem potencial de afetar a livre concorrência, dependendo de como as suas condições são estabelecidas.

O relator do caso, Márcio de Oliveira Júnior, afirmou que as cláusulas de raio impostas nos contratos analisados têm o potencial de fechar o mercado “unilateralmente e por tempo indeterminado, em uma área equivalente à quase a totalidade da cidade de Porto Alegre”. O conselheiro também alegou que não houve uma negociação efetiva das cláusulas entre as partes. A decisão do tribunal do Cade é a última na esfera administrativa. Os shoppings podem recorrer ainda na justiça comum.

Fonte: Blog Acerto de Contas/ Clic RBS

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais