Shoppings inovam para garantir a clientela durante a Copa

Além das já tradicionais mudanças em serviços públicos comuns em dias de jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo da África do Sul, outros estabelecimentos também devem ter horário de funcionamento alterado. Os shopping centers da Capital, por exemplo, vão manter as atividades, embora o fechamento das lojas seja opcional no momento das partidas da primeira fase da competição ou até uma hora antes. De acordo com a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), não foi firmado nenhum acordo oficial sobre a abertura das lojas, ficando a cargo de cada estabelecimento o acerto sobre procedimento adotado durante os jogos da seleção brasileira.

Alguns empreendimentos contam com programação especial para a torcida, o que pode significar, inclusive, aumento na concentração de público. Fruto de parceria entre a representante regional da Coca-Cola, a Vonpar, e o Shopping Total, em Porto Alegre, duas ações temáticas da Copa estão sendo realizadas. A primeira é uma estrutura voltada para o público infantil, que consiste em um jogo de futebol em um minicampo no Centro de Eventos do estabelecimento, onde os participantes podem ser premiados. Para que lojistas, clientes e funcionários possam acompanhar o placar dos jogos do Brasil, o acordo efetuado no Shopping Total tornou facultativa a abertura das lojas, que podem fechar as portas até meia hora antes dos jogos, no caso de hoje, às 15h.

A segunda iniciativa no local contempla justamente a reunião de todos esses torcedores, com transmissão dos jogos junto à marca de refrigerantes patrocinadora oficial do evento. Por isso, a praça de alimentação contará com palco e telão para a exibição dos jogos ao vivo. A gerente de marketing do estabelecimento, Karine Diniz, lembra que as dependências e lojas do shopping já estão devidamente decoradas, somente aguardando pelos jogos. “Sabemos que vários lojistas estão estimulando seus clientes a acompanharem a transmissão no shopping e convidando seus colaboradores também”, diz. Ela estima que, com a programação, haja um aumento aproximado de 5% no público em relação aos outros dias.

O movimento é acompanhado por outros centros comerciais, que também desenvolvem atrativos para os torcedores. As partidas do Brasil poderão ser conferidas, também, em telão no Moinhos Shopping, oferecendo opção para quem trabalha nas redondezas do bairro. “Vamos disponibilizar a transmissão dos jogos do Brasil, na praça de alimentação, com o objetivo de oferecer aos nossos clientes maior conforto e conveniência para assistirem aos jogos tranquilamente”, explica a gerente de marketing Cláudia Teixeira. Lá, os restaurantes funcionarão normalmente no horário dos jogos, sendo de responsabilidade dos demais lojistas a abertura ou não durante o período. Na zona Norte da Capital, o Lindoia Shopping preparou decoração com camisas da seleção brasileira distribuídas pelos corredores, além de tecidos verde e amarelo e bandeira nacional.

Os principais jogos do torneio serão transmitidos em uma tela de 2×2 metros quadrados. No local, a interrupção das atividades nas lojas também é opcional. Apitado o fim da partida, as lojas voltarão às suas atividades normais, conforme o funcionamento dos shoppings, que na maioria dos casos fecham às 22h, à exceção do BarraShoppingSul, que encerra as atividades às 23h. Os serviços de lazer e alimentação não devem ser alterados.