Shoppings registraram em setembro maior alta no fluxo de consumidores desde 2007

SÃO PAULO – O varejo de shopping apresentou crescimento de 7% no fluxo de consumidores no mês de setembro, na comparação com o mesmo período do ano passado. Trata-se da maior alta desde 2007. O índice…

SÃO PAULO – O varejo de shopping apresentou crescimento de 7% no fluxo de consumidores no mês de setembro, na comparação com o mesmo período do ano passado. Trata-se da maior alta desde 2007. O índice registrado no período foi de 110 pontos, valor superior ao indicador apontado em 2009, de 103 pontos. Já no confronto com o mês de agosto, houve estabilidade. “Essa alta é um reflexo da confiança dos consumidores no ano de 2010, da estabilidade econômica e da evolução favorável do emprego e renda”, avalia o diretor de Geonegócios do Ibope Inteligência, Antônio Carlos Ruótolo. Os dados são do indicador da atividade comercial de shopping, denominado MercadoFlux, que é medido pelo Ibope Inteligência e revela o desempenho, o aquecimento e a movimentação do setor.

O resultado é calculado com base na análise cruzada de múltiplas variáveis, como fluxo de consumidores, potencial de consumo qualificado para produtos comercializados em shopping, demografia da região e características estruturais de cada shopping. Ele pode ser utilizado por lojistas para que analisem o desempenho do setor no que se refere a vendas, faturamento e fluxo de clientes no período em questão.

Por região

Na análise por regiões, todas apresentaram alta em relação ao mesmo mês do ano passado. O destaque foi para os estabelecimentos da cidade do Rio de Janeiro, com expansão de 8%. Na cidade de Belo Horizonte, a atividade comercial subiu 6,5% e, em São Paulo, a alta foi de 5% em relação ao mesmo período do ano passado. Em relação ao porte, os shoppings médios e grandes também registraram alta na comparação com setembro de 2009, de 5% e 8%, respectivamente. Já os pequenos apresentaram queda de 7%, ante o mesmo período do ano passado.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Na comparação com o Dia dos Namorados de 2023, 17% dos lojistas dizem ter vendid...

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para a obra no Centro da capital

    Veja mais
    Decretos e regrasNoticias

    Créditos do BNDES: empresário, você tem acesso a este recurso

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Sondagem do Sindilojas POA prevê Dia dos Namorados tímido para o comércio na ca...

    Veja mais