Shoppings registraram em setembro maior alta no fluxo de consumidores desde 2007

SÃO PAULO – O varejo de shopping apresentou crescimento de 7% no fluxo de consumidores no mês de setembro, na comparação com o mesmo período do ano passado. Trata-se da maior alta desde 2007. O índice…

SÃO PAULO – O varejo de shopping apresentou crescimento de 7% no fluxo de consumidores no mês de setembro, na comparação com o mesmo período do ano passado. Trata-se da maior alta desde 2007. O índice registrado no período foi de 110 pontos, valor superior ao indicador apontado em 2009, de 103 pontos. Já no confronto com o mês de agosto, houve estabilidade. “Essa alta é um reflexo da confiança dos consumidores no ano de 2010, da estabilidade econômica e da evolução favorável do emprego e renda”, avalia o diretor de Geonegócios do Ibope Inteligência, Antônio Carlos Ruótolo. Os dados são do indicador da atividade comercial de shopping, denominado MercadoFlux, que é medido pelo Ibope Inteligência e revela o desempenho, o aquecimento e a movimentação do setor.

O resultado é calculado com base na análise cruzada de múltiplas variáveis, como fluxo de consumidores, potencial de consumo qualificado para produtos comercializados em shopping, demografia da região e características estruturais de cada shopping. Ele pode ser utilizado por lojistas para que analisem o desempenho do setor no que se refere a vendas, faturamento e fluxo de clientes no período em questão.

Por região

Na análise por regiões, todas apresentaram alta em relação ao mesmo mês do ano passado. O destaque foi para os estabelecimentos da cidade do Rio de Janeiro, com expansão de 8%. Na cidade de Belo Horizonte, a atividade comercial subiu 6,5% e, em São Paulo, a alta foi de 5% em relação ao mesmo período do ano passado. Em relação ao porte, os shoppings médios e grandes também registraram alta na comparação com setembro de 2009, de 5% e 8%, respectivamente. Já os pequenos apresentaram queda de 7%, ante o mesmo período do ano passado.

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais