Sindicato encaminha ofício a Deputados Federais

O Sindilojas Porto Alegre encaminhou ofício aos Deputados Federais referente à votação do Projeto de Lei Complementar 200/12 que ocorre hoje (03/07) em Brasília. A proposta do projeto é acabar com a multa…

O Sindilojas Porto Alegre encaminhou ofício aos Deputados Federais referente à votação do Projeto de Lei Complementar 200/12 que ocorre hoje (03/07) em Brasília. A proposta do projeto é acabar com a multa de 10% paga pelas empresas ao FGTS em caso de demissão sem justa causa. A Entidade reivindica a aprovação do projeto.

Atualmente, quando a empresa demite o empregado, ela paga 40% sobre o valor devido do FGTS ao trabalhador e outros 10% para o fundo. Essa contribuição a mais foi criada em 2001 para pagar parte das despesas do governo com o ressarcimento aos trabalhadores pelas perdas nas contas do FGTS pelos Planos Verão e Collor 1, em 89 e 90. A mesma lei que criou a contribuição para os empresários também estabeleceu uma alíquota de 0,5% para os trabalhadores. Embora ambas as contribuições tenham sido instituídas em caráter temporário, a dos trabalhadores teve seu prazo de exigibilidade fixado em 60 meses. Já a dos empresários ainda permanece em vigor. Segundo o Sindicato, o motivo pelo qual esta contribuição foi criada não mais existe, onerando as empresas e prejudicando sua competitividade.

Veja também

    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre faz visita à Prefeita em exercício

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Evento do Sindilojas POA inspira lojistas a fazer diferente

    Veja mais
    Noticias

    Lojistas devem firmar acordo coletivo para funcionamento no feriado do Dia da Cons...

    Veja mais
    Noticias

    Comércio de Porto Alegre poderá abrir no feriado de 15 de novembro

    Veja mais