Sindilojas POA acompanha lançamento de agenda legislativa na Fecomércio RS

Assuntos relativos ao comércio gaúcho em 2024

A Fecomércio-RS realizou  na tarde de ontem, 08/04, o lançamento da Agenda Legislativa de 2024. Reunindo empresários, entidades do comércio e parlamentares da Assembleia Legislativa e do Congresso Nacional,  o presidente da Fecomércio RS, Luiz Carlos Bohn, destacou que o objetivo foi apresentar as prioridades do setor e os projetos na plataforma colaborativa Representa+.

Bohn comemorou o sucesso da Representa+, que já conta com 10 mil empresas cadastradas, facilitando o acesso à agenda legislativa da entidade e subsidiando o trabalho junto aos parlamentares. Para 2024, a plataforma registra 285 projetos, com destaque para a reforma tributária no âmbito federal. O gerente de Relações Governamentais, Lucas Schifino, enfatizou a importância do comércio de bens, serviços e turismo, sendo o setor que mais gera PIB, renda e empregos no estado. Ele apontou os pontos de atenção na agenda do Congresso Nacional, como a regulamentação da reforma tributária e a reoneração da folha de pagamento.

Na Assembleia Legislativa, a revogação do aumento da alíquota do ICMS sobre a cesta básica é a principal demanda do setor. Schifino destacou o posicionamento contrário da Fecomércio-RS a qualquer aumento da carga tributária, propondo alternativas como o programa Acordo Gaúcho e a revisão dos gastos públicos.

Além disso, foram levantados projetos de lei relacionados às placas e cartazes para o comércio, ao piso mínimo regional e à atenção ao comércio informal. O evento contou com a presença de empresários, sindicatos, parlamentares e representantes da Fecomércio-RS. Para o presidente Arcione Piva, do Sindilojas Porto Alegre, “é de extrema importância este movimento pois demonstra organização do setor e reforça a busca pela aprovação de projetos prioritários ao comércio varejista, que necessita de apoio do legislativo”, comentou. Ainda de acordo com o presidente Arcione, “além do apoio aos projetos do legislativo, temos a liberdade de dar ideias e sugestões aos mesmos, para melhorias dos setores do comercio, bens e turismo”.

Por Rodrigo Bussolin

Veja também

    NoticiasMarketing

    Feira Brasileira do Varejo (FBV) 2025 será um evento carbono neutro

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para as obras do centro nesta semana

    Veja mais
    Noticias

    Convite para a FBV é entregue ao presidente da Fecomércio-RS

    Veja mais
    Decretos e regrasNoticias

    Rio Grande do Sul lança programa “Refaz Reconstrução” para regulari...

    Veja mais