Sindilojas POA acompanha lançamento de agenda legislativa na Fecomércio RS

Assuntos relativos ao comércio gaúcho em 2024

A Fecomércio-RS realizou  na tarde de ontem, 08/04, o lançamento da Agenda Legislativa de 2024. Reunindo empresários, entidades do comércio e parlamentares da Assembleia Legislativa e do Congresso Nacional,  o presidente da Fecomércio RS, Luiz Carlos Bohn, destacou que o objetivo foi apresentar as prioridades do setor e os projetos na plataforma colaborativa Representa+.

Bohn comemorou o sucesso da Representa+, que já conta com 10 mil empresas cadastradas, facilitando o acesso à agenda legislativa da entidade e subsidiando o trabalho junto aos parlamentares. Para 2024, a plataforma registra 285 projetos, com destaque para a reforma tributária no âmbito federal. O gerente de Relações Governamentais, Lucas Schifino, enfatizou a importância do comércio de bens, serviços e turismo, sendo o setor que mais gera PIB, renda e empregos no estado. Ele apontou os pontos de atenção na agenda do Congresso Nacional, como a regulamentação da reforma tributária e a reoneração da folha de pagamento.

Na Assembleia Legislativa, a revogação do aumento da alíquota do ICMS sobre a cesta básica é a principal demanda do setor. Schifino destacou o posicionamento contrário da Fecomércio-RS a qualquer aumento da carga tributária, propondo alternativas como o programa Acordo Gaúcho e a revisão dos gastos públicos.

Além disso, foram levantados projetos de lei relacionados às placas e cartazes para o comércio, ao piso mínimo regional e à atenção ao comércio informal. O evento contou com a presença de empresários, sindicatos, parlamentares e representantes da Fecomércio-RS. Para o presidente Arcione Piva, do Sindilojas Porto Alegre, “é de extrema importância este movimento pois demonstra organização do setor e reforça a busca pela aprovação de projetos prioritários ao comércio varejista, que necessita de apoio do legislativo”, comentou. Ainda de acordo com o presidente Arcione, “além do apoio aos projetos do legislativo, temos a liberdade de dar ideias e sugestões aos mesmos, para melhorias dos setores do comercio, bens e turismo”.

Por Rodrigo Bussolin

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas POA identifica o que os aposentados pretendem fazer com...

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é convidado para apresentar a Feira Brasileira do Varejo na Câmar...

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para a obra do quadrilátero central: 27/04 a 03/05

    Veja mais
    Decretos e regrasNoticias

    Comércio poderá abrir no Dia do Trabalhador

    Veja mais