Sindilojas POA apoia projeto social de capacitação com foco no comércio

Iniciativa promovida pelo Núcleo Comunitário e Cultural Belém Novo conta com aulas de formação profissional para inserção e reinserção no mercado de trabalho.

Presidente Arcione Piva conversou com o grupo e contou sua trajetória no varejo.

Duas turmas de alunos entre 18 e 40 anos participam, desde julho, de um projeto de capacitação liderado pelo Núcleo Comunitário e Cultural Belém Novo. Com o apoio do Sindilojas Porto Alegre e do Instituto COOPERFORTE (Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo de Funcionários de Instituições Financeiras Públicas Federais), o projeto consiste na realização de atividades práticas e teóricas, voltadas à qualificação de pessoas para que consigam uma primeira oportunidade ou a reinserção no mercado de trabalho.

A head de Recursos Humanos do Sindilojas Porto Alegre, Sheila Saviczki, comenta que o apoio e a promoção de projetos socioambientais é uma das formas de atuação da Entidade em prol do varejo e da cidade. “Se quisermos gerar transformações relevantes, que impactem na vida de pessoas e da sociedade, precisamos apoiar iniciativas que fomentem a geração de renda, o desenvolvimento sustentável e integrado, a justiça social, o desenvolvimento comunitário e a cidadania”, explica.

O presidente, Arcione Piva, reforça a fala de Sheila e lembra que o comércio está carente de profissionais capacitados para lidar com as novas formas de consumo. “Seja por meio de projetos sociais como este ou de outros tipos de iniciativas, como eventos, cursos e palestras, é nosso papel incentivar a qualificação dos profissionais. Esperamos conseguir atingir cada vez mais pessoas e empresas e levar maior satisfação para todos os envolvidos, além de resultados melhores para o comércio”, declara.

Temas como educação cidadã, financeira, digital, integração e orientação profissional, logística, marketing, rotinas administrativas, informática e empreendedorismo são abordados nas aulas, que são lecionadas duas vezes por semana, com previsão de conclusão em dezembro de 2022. Após o término do projeto, os participantes receberão certificado de realização do curso e terão o suporte do Sindilojas POA para o encaminhamento às oportunidades, em especial, às disponíveis em empresas dos bairros da Zona Sul da Capital.

Confira abaixo alguns registros:

Quer saber mais sobre os cursos e eventos promovidos pelo Sindilojas Porto Alegre? Clique aqui e acesse a agenda com as próximas atividades.