Sindilojas POA participa da construção de plano para fomentar o turismo na Capital

Plano de marketing foi apresentado pela Prefeitura e SMDET nesta terça-feira, 05, às entidades e empresas parceiras.

Foto: Alex Rocha/PMPA

Foi apresentado, nesta terça-feira, 05, um planejamento de ações de marketing com o intuito de fortalecer o turismo na capital gaúcha e melhorar os serviços oferecidos na cidade. Elaborado pela Prefeitura Municipal em parceria com o Sebrae e entidades – entre elas, o Sindilojas Porto Alegre -, a iniciativa pretende alavancar a imagem e a marca de Porto Alegre.

Ações de curto, médio e longo prazo serão realizadas. De acordo com o diretor de Turismo, Luiz Armando de Oliveira, estão previstos a criação de produtos turísticos, o planejamento de eventos e o preparo de promoções focadas no setor. “Por meio de objetivos tangíveis e com bastante ‘pé no chão’, queremos incrementar o turismo em pelo menos 15%”, disse.

Atrair os turistas que vêm a Porto Alegre de passagem, como, por exemplo, para passear em Gramado, está entre as metas. A realização do South Summit como uma das ações para alavancar a cidade esteve na pauta da reunião. “Temos uma estimativa, ainda não consolidada, de que o South Summit representou uma injeção de cerca de R$ 50 milhões na nossa economia durante três ou quatro dias. Com a realização de grandes eventos, os empresários, o trade turístico, têm que estar preparados para tentarmos reter, para buscar uma fatia desse valor que é injetado na economia”, ressaltou.

O presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva, destacou, no entanto, a importância de, além de a cidade acolher eventos de fora, valorizar mais o que é daqui. “Temos tanta coisa boa acontecendo na cidade, como a Feira Brasileira do Varejo, a Transposul, entre muitas outras. Também precisamos de maior investimento do poder público e maior valorização, inclusão no calendário de atrações de Porto Alegre. Nossos eventos também possuem capacidade de atrair pessoas e de gerar riqueza”, salientou.

Na ocasião, o prefeito Sebastião Melo reforçou a mensagem de Piva, que disse, ainda, que o porto-alegrense deve conhecer e explorar melhor as atrações da Capital. “A cidade é maravilhosa, mas não sabemos vendê-la. O bom vendedor fala bem da cidade pra dentro e pra fora e precisamos disso aqui”, frisou Melo.

Saiba mais sobre os cursos e eventos promovidos pelo Sindilojas Porto Alegre: clique aqui para acessar a agenda.