Sindilojas POA realiza reuniões sobre obras do Centro

Entidade se coloca à disposição para intermediar conversas entre lojistas da região junto ao poder público para minimizar os transtornos.

Foto: Vinny Vanoni/PMPA

As obras de revitalização do Centro Histórico, iniciadas após a Páscoa deste ano, além de promover consertos e a adequação ao novo projeto proposto pela Prefeitura, têm o intuito de tornar a região mais atrativa e convidativa ao turismo e consumo no bairro. Os trabalhos são coordenados pela Secretaria de Obras e Infraestrutura da Capital, que publica semanalmente atualizações sobre os próximos andamentos.

Nesta quarta-feira, 03, o Sindilojas Porto Alegre recebeu em sua sede um grupo de empresários que possuem loja nas ruas que estão em obras. O presidente da Entidade, Arcione Piva, juntamente com o vice, Tarcísio Pires e o VP de Rel. Políticas, Institucionais e Resp. Socioambiental, Carlos Klein, tomaram nota das demandas dos lojistas para intermediar o assunto junto à Prefeitura. Entre as queixas, está a preocupação com a queda da movimentação nas lojas devido aos transtornos que a revitalização das vias exige e a falta de conhecimento de um cronograma das obras. Assuntos como o fluxo de consumidores próximo às datas comemorativas, a necessidade de reforçar a segurança pública e outras questões pontuais também foram levantadas na ocasião.

O Presidente Arcione Piva mencionou o comprometimento do Sindilojas Porto Alegre em buscar resolver os problemas trazidos e reforçou: “Sempre que tiverem alguma queixa, estamos com as portas abertas para ouvir vocês. É de extrema importância o envolvimento de todos nas questões que dizem respeito às nossas empresas, para que tenhamos ainda mais força para alcançar o que queremos quando levamos as demandas ao poder público”.

Contraponto

Na sequência, na mesma tarde, os dirigentes compareceram em outra reunião sobre o tema, desta vez com o secretário de Obras e Infraestrutura, André Flores, que esclareceu alguns pontos:

> Cronograma de obras

As obras, conforme divulgado desde antes do início dos trabalhos, devem ter a duração de 18 meses, a iniciar em abril de 2022. O cronograma não é repassado ao público pois, conforme explicação do secretário André Flores, o material é “vivo” e revisto todas as segundas-feiras, em reunião interna junto aos profissionais que atuam no projeto. O cronograma pode sofrer alterações de acordo com as necessidades encontradas no momento da execução da obra, como, por exemplo, troca ou conserto de tubulações por parte do DMAE. Por esse motivo, podem ocorrer até quatro obras simultaneamente, com a média de duração de 90 dias cada. Nunca toda a região será afetada ao mesmo tempo, já que isso impactaria não apenas o trânsito de pedestres como o tráfego de veículos do entorno.

> Comunicações sobre as obras

Cerca de 15 dias antes de cada início de trabalho a secretaria solicita reunião com os comerciantes e moradores da região para comunicar e esclarecer dúvidas. O presidente do Sindilojas POA, Arcione Piva, na reunião realizada, solicitou a inclusão da Entidade nesses encontros e colocou os canais de comunicação do Sindilojas POA à disposição para reforçar as divulgações.

> Datas comemorativas

Em cerca de três a quatro dias antes das datas que movimentam o comércio as obras serão pausadas. Próximo às datas comemorativas, devem ser intensificadas as obras nas ruas que causam menos impacto ao comércio.

Nova reunião

Com a intenção de promover o diálogo de forma mais próxima entre os lojistas afetados pelas obras junto à secretaria de Obras e Infraestrutura, o Sindilojas Porto Alegre agendou uma nova reunião com a presença dos dois públicos para o dia 24 de agosto.

Interessados em participar devem entrar em contato pelo telefone (51) 3025.8300 para confirmação de presença.