Sindilojas POA se posiciona contra a criação de novo feriado na Capital

Projeto de Lei está em votação nesta segunda-feira, 14, na Câmara de Vereadores.

Nesta segunda-feira, 14, o Sindilojas Porto Alegre enviou aos vereadores da Capital uma carta com seu posicionamento contrário à criação de mais um feriado. Proposto pelo vereador Airto Ferronato (PSB), o projeto de lei, que está em tramitação na Câmara Municipal, visa a adoção de feriado municipal no dia 26 de março deste ano, e tem como justificativa ser uma data comemorativa aos 250 anos da fundação de Porto Alegre, celebrado em 25 de março.

No texto, a Entidade cita que não concorda com a parada das atividades em mais um dia no ano depois de longo período de portas fechadas durante a pandemia. A Entidade alega que as empresas seguem realizando grandes esforços para se recuperar economicamente e que a adoção da data gera impacto negativo nesse sentido. A posição contrária ao PL é reforçada, ainda, com o argumento de que, além dos impactos na economia, não há tempo hábil para adequar as rotinas dos negócios e a logística a menos de 15 dias da data, assim como de realizar ajustes na Convenção Coletiva de Trabalho da categoria, que estipula as regras para feriados.

O Sindilojas POA aguarda a votação, que está prevista para esta segunda-feira, 14.