Sindilojas Poa sedia encontro para falar da revitalização do Centro da capital

Secretarias municipais apresentaram seus projetos e ações

Um encontro entre Sindilojas Porto Alegre e a Prefeitura foi o começo de uma série de reuniões com entidades representativas que a pasta vai fazer para apresentar o seu programa chamado Centro+.

Com temas sobre ações já realizadas na região central da capital como o Mercado Público, Viaduto Otávio Rocha, Usina do Gasômetro e Paço Municipal, entre outros, a reunião trouxe ao auditório do Sindilojas, Cezar Schirmer, titular da Secretaria do Planejamento e Assuntos Estratégicos (SMPAE). O titular da pasta enxerga o potencial de alavancar a economia do Centro Histórico com o investimento que está sendo feito. “Demos início, no Sindilojas Poa, a um roteiro pelas entidades representativas da sociedade civil. Queremos dialogar com todos os atores, somando esforços na revitalização do Centro Histórico e apresentando o nosso planejamento para o financiamento em captação com o Banco Mundial e a Agência Francesa de Desenvolvimento. Nosso objetivo é construir a partir da colaboração, tornando o Centro Histórico um espaço qualificado, seguro e referência em turismo cultural”.

Logo após a fala de Schirmer, Alexandre Aragon, titular da pasta da Secretaria de Segurança, apresentou um plano para a região. A ideia é em curto prazo, estabelecer uma nova realidade para a região. “Estamos apenas apresentando o que, de fato, está sendo feito. O que os senhores e as senhoras estão vendo depende apenas de um curto período de tempo”, afirmou. Totens interativos e um contêiner de uso da Guarda Municipal são ações previstas para aumentar a segurança.

Representantes de demais secretarias também se fizeram presentes.

Presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva, enfatizou o quão é importante essa troca entre Entidades e o poder público com quem o Sindilojas Poa tem ótima relação. “Esse encontro aqui no Sindilojas Porto Alegre com a Prefeitura da capital e secretarias municipais para abordar temas relevantes como a revitalização do Centro Histórico e os avanços nas obras, é de extrema importância, pois conversa diretamente com aqueles que convivem o dia a dia dos acontecimentos, como moradores e lojistas. Sabemos que por vezes, essa movimentação toda causa um desconforto, mas acaba por ser necessária para as melhorias que o centro exige”.