Sindilojas Porto Alegre atua em prol do varejo junto ao poder público

Entidade está representada em três grupos de trabalho de Projetos de Lei da capital

Foto: Ederson Nunes/CMPA

Através do setor de Relações Governamentais, o Sindilojas Porto Alegre acompanha de perto o desenvolvimento de vários projetos de lei da Câmara de Vereadores e da Prefeitura de Porto Alegre, sempre visando garantir os direitos dos lojistas e evitar qualquer imposição de novos encargos ou burocracias.

Atualmente o Sindilojas acompanha dois grupos de trabalho relativos a Selos para o setor privado: O Selo de Igualdade Racial e o Selo Mulheres Seguras. Como comenta o assistente de relações governamentais. Segundo Victor Pires, assistente de relações governamentais da Entidade, são projetos de alta importância. “Esses dois projetos são muito interessantes para o varejo da capital porquê, primeiro, eles não são de adesão obrigatória e não gerarão gastos para quem não aderir”.

Para quem já desenvolve políticas nos temas da igualdade racial ou toma iniciativas para garantir um ambiente seguro para mulheres em suas empresas, ou ainda para quem deseja adotar tais práticas, esses selos permitirão a publicização e adoção de práticas padronizadas, além de atendimentos específicos para auxiliar os negócios que se interessarem por adotar esses selos.

Outro grupo de trabalho é referente ao PLL das Sacolas Plásticas, que visa a proibição de venda e distribuição de sacolas plásticas no município de Porto Alegre. “Esse é um projeto que acompanhamos de perto desde sua proposição na Câmara de Vereadores. Já foram diversas reuniões com a vereadora proponente. Nosso objetivo é bastante claro: garantir que o lojista não saia prejudicado e que os preços repassados ao consumidor não sofram alterações por causa desse projeto, defende Victor.

O Sindilojas Porto Alegre é a favor da necessidade de que tal tipo de política de redução do uso de plásticos precisa vir, necessariamente, acompanhada de uma política municipal de reciclagem, e que não pode ser algo imediatista. “Precisamos verificar todas as variáveis, desde as opções existentes até formas de manter a utilização, mas de forma mais consciente, através de campanhas educacionais. Nosso compromisso máximo é como varejo de Porto Alegre, mas também que possamos estar à frente de novas tendências de consumo e consciência.”