Sindilojas Porto Alegre divulga manifesto destacando seu empenho em prol do comércio durante pandemia

Confira o texto na íntegra.

"Dar voz aos varejistas e apoiá-los é a nossa principal missão. E em tempos difíceis como o que estamos vivendo, isso não seria diferente.

Nos últimos meses, desde o começo das ações restritivas para enfrentamento ao contágio da covid-19, buscamos maneiras de preservar o comércio da Capital. Presidente, diretores e colaboradores empenham-se diariamente para trazer iniciativas que auxiliem os estabelecimentos a seguirem em frente com suas atividades, ainda que com tantas adaptações necessárias para preservação da saúde de todos. Se existe algo inquestionável para o Sindilojas Porto Alegre é a importância do comércio para a sociedade. Mas, neste momento, lutar pelas empresas e para mantê-las abertas tornou-se ainda mais urgente, pois sabemos que existem famílias que dependem deste setor para sobreviver.

Adotar o diálogo próximo com autoridades e governantes faz parte desta luta. Por isso, desde março, realizamos reuniões semanais nas quais levamos as necessidades e os desafios dos lojistas para debatermos, em conjunto com o poder legislativo, soluções. Fechar as portas nunca foi uma opção para o Sindilojas Porto Alegre. Entretanto, respeitar os decretos e acatar as regras estabelecidas pelo Governo do Estado e Prefeitura Municipal é nossa obrigação, o que não significa que ficamos, enquanto isso, de braços cruzados, esperando por mudanças.

Enquanto seguimos negociando com os nossos governantes e, ao mesmo tempo, cobrando uma fiscalização efetiva para a prática do comércio informal, o que prejudica ainda mais os lojistas que seguem corretamente as normas, realizamos pesquisas para mapear os impactos da pandemia e a realidade financeira das empresas. Dessa forma, obtemos dados que nos auxiliam na argumentação, visando abrandar as restrições às quais ficamos submetidos.

Com o apoio de nossas assessorias, também auxiliamos os lojistas em questões como negociação de despesas e relações de trabalho. Conseguimos, por exemplo, que a cobrança de energia elétrica se tornasse adequada à realidade dos estabelecimentos e ajudamos os lojistas no relacionamento com locatários e administradores de shoppings centers, visando a redução do valor do aluguel. Além disso, passamos a promover transmissões ao vivo com especialistas que contribuem, de forma gratuita, para esclarecer dúvidas e ajudar na manutenção dos negócios, por meio de informações importantes e novas ideias. Algo que, aliás, não paramos de fazer: levar inspiração no momento em que adaptar-se e reinventar-se é fundamental. Todas as nossas ações estão reunidas em um portal exclusivo, o Portal InspiraAção, que criamos especialmente com o objetivo de facilitar o acesso dos empresários do comércio a tudo o que eles precisam saber.

No entanto, ainda que com o incansável diálogo e todas as iniciativas promovidas, precisamos contar também com o apoio de todos os cidadãos porto-alegrenses para que seja possível voltarmos às nossas atividades o quanto antes. A saúde do povo e de nossas empresas depende hoje de um esforço coletivo, construído a partir da consciência e da atitude de cada um. Ressaltamos que os protocolos de segurança, com os quais contribuímos para a elaboração, devem ser levados com a máxima seriedade não apenas pelos lojistas, mas por toda a população. Nós, do Sindilojas Porto Alegre, seguiremos fazendo a nossa parte. E contamos com a colaboração de todos para vencermos esta pandemia e retomarmos nossos negócios de maneira segura."

O presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, também se manifestou sobre o assunto. Confira abaixo:

 

Veja também

    Noticias

    Estratégias e ações desenvolvidas pelo bloco empresarial é tema de debate em r...

    Veja mais
    Noticias

    Varejo Movimento destaca o comércio de decoração

    Veja mais
    Noticias

    Reunião de Diretoria Ampla apresenta ações com associados e lojistas em geral

    Veja mais
    Decretos e regrasNoticias

    Pacote de estímulo à recuperação de pequenos negócios após enchentes é lanÃ...

    Veja mais