Sindilojas Porto Alegre divulga orientação ao comércio para o Feriado da Proclamação da República

Funcionamento das lojas dependerá de as empresas possuírem a Certidão de Abertura para Feriados ou de terem firmado acordo coletivo recente.

Na próxima sexta-feira, 15, Feriado da Proclamação da República, o comércio lojista da Capital deve seguir as regras estabelecidas na Convenção Coletiva da categoria, firmada entre o Sindilojas Porto Alegre e o Sindec-POA para o período de novembro de 2019 a outubro de 2020. O documento proíbe a abertura das lojas em feriados, entretanto, permite que seja realizado acordo coletivo entre as empresas e os sindicatos. No modelo padrão de acordo coletivo, as lojas podem funcionar normalmente com funcionários nessas datas.

As empresas que obtiverem a Certidão de Abertura para Feriados, renovada em agosto deste ano, ficam asseguradas para operar com funcionários até o dia 31 de dezembro. Para os feriados de 2020, estas deverão optar pelo acordo coletivo para continuarem o funcionamento normal durante os feriados.

As lojas que não seguirem a orientação da Convenção Coletiva ou que não possuírem acordos coletivos e optarem por abrir no próximo feriado ficarão sujeitas à fiscalização e multa, que pode variar de R$ 1 mil a R$ 50 mil. Os documentos podem ser consultados aqui. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (51) 3025.8300.

Veja também

    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre recebe o Prêmio Atena pelo case da FBV

    Veja mais
    Noticias

    Fecomércio-RS se une à banco para impulsionar a retomada econômica no Estado

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para as obras do centro nesta semana

    Veja mais
    Noticias

    Final do Co.nectar Aceleta 2024 consagra startups inovadoras no varejo

    Veja mais