Sindilojas Porto Alegre divulga pesquisa de resultados da Black Week / Black Friday

Campanha promocional gerou aumento de 8% das vendas no varejo da Capital em comparação ao mesmo período do ano passado.

Para 53,8% dos lojistas entrevistados pelo Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre, a percepção foi de que as vendas se mantiveram iguais às da Black Week / Friday de 2017. O resultado vai de encontro à expectativa deles antes da promoção, quando, em pesquisa prévia, 59% acreditavam que o volume de vendas seria igual ao do mesmo período do ano passado. O percentual dos entrevistados que perceberam aumento nas vendas (15,4%), entretanto, ficou abaixo do esperado pelos lojistas na pesquisa anterior (35,9%). O crescimento médio foi de 8,5% no comércio. Produtos como roupas e calçados foram os mais procurados e o ticket médio ficou em torno de R$ 130,58 por consumidor dentro dos segmentos de vestuário, calçados, bazar, móveis e decoração.

De acordo com o estudo, ainda, 15% dos lojistas começaram a Black Week uma semana antes da data oficial da campanha, que foi de 19 a 23 de novembro. Esse percentual admitiu já estar com produtos em promoção na semana do dia 12. Outros 2% revelaram ter iniciado no final de semana anterior (17 e 18). Aqueles que começaram a Black Week na data oficial do comércio foram 47,5%, e 35% optaram por oferecer descontos apenas na Black Friday (23). O maior volume de vendas dos que participaram da Black Week foi na sexta-feira (23) da campanha.