Sindilojas Poa e mais 27 entidades assinam nota em apoio às obras do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho

Documento cita que projetos foram aprovados dentro das leis municipais

Foto: Jefferson Bernardes/PMPA

Abaixo, segue documento favorável à continuidade das obras que ocorrem no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, também conhecido como Parque Harmonia. Melhorias das condições de vida da população por meio da promoção, construção e da recuperação de equipamentos de infraestrutura e da valorização das tradições locais, como medidas de dinamização social, ambiental e econômica, são o foco dessa ação.

 

NOTA EM APOIO À CONTINUIDADE DAS OBRAS DO PARQUE HARMONIA

Mudanças sempre geram inquietações, principalmente quando interferem nos hábitos das pessoas. Porém, é importante destacar que a revitalização de espaços públicos visa a melhoria das condições de vida da população, por meio da promoção, da construção e da recuperação de equipamentos de infraestrutura e da valorização das tradições locais, como medidas de dinamização social, ambiental e econômica. Entendemos ser este o propósito da concessão do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, o Parque Harmonia.

Com responsabilidade e comprometimento com o bem público, os projetos foram aprovados dentro das leis municipais, com todo o rigor e acompanhamento técnico da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade. A concessão foi vencida após um processo célere com amplo conhecimento da sociedade, sendo noticiado por reconhecidos veículos de comunicação do estado.

Trata-se de um marco para a história de Porto Alegre, assim como as obras dos trechos 1 e 3 da Orla do Guaíba foram para a cidade. Mesmo há pouco tempo à disposição de todos os porto alegrenses e turistas, já são um orgulho para a população. Mais de 50.000 pessoas passam pelo local todas as semanas. Demorou-se mais de 20 anos para vivenciarmos o melhor equipamento de lazer da região sul, um dos mais espetaculares do país. Tempo perdido, empregos perdidos, turismo perdido e, o pior, bem-estar da população perdido.

O Parque Harmonia terá um investimento de 281 milhões de reais e espera receber 5 milhões de visitantes por ano, segundo a GAM3 Parks. Além disso, fará parte de um complexo de lazer e turismo, juntamente com a Orla do Guaíba, comparável a grandes cidades e referências em urbanismo no mundo. Todas as árvores que forem suprimidas serão compensadas, na proporção de 1 para 5, conforme dispõe a legislação municipal, uma das mais restritas entre as capitais do país. A qualificação do parque trará melhorias significativas para a cidade, incluindo a drenagem, tornando-o utilizável durante o ano todo, e a valorização da acessibilidade, promovendo a inclusão de todos os cidadãos. Espaços para eventos temporários, alimentação e comércio serão construídos, enriquecendo a vida cultural e turística de Porto Alegre. A reforma da Casa do Gaúcho, edificações culturais, centro de informações, paisagismo, mobiliário urbano e infraestrutura urbana, integrarão o projeto, tornando o parque moderno, completo, atrativo e agradável à comunidade e aos visitantes.

A paralisação das obras gera insegurança jurídica, afetando não apenas o andamento do projeto do parque, mas também lançando dúvidas sobre futuras concessões que visam a revitalização de espaços públicos. A incerteza legal pode comprometer investimentos futuros, desencorajando potenciais parceiros e prejudicando o desenvolvimento urbano e turístico de Porto Alegre.

Não se tem mais tempo a perder. Projetos inovadores, aprovados pela legislação municipal e com capacidade de gerar empregos e bem-estar aos cidadãos de Porto Alegre são bem-vindos.

Portanto, manifestamos nosso firme apoio à continuidade das obras do Parque Harmonia, reconhecendo a importância desse projeto para o desenvolvimento sustentável e turístico de Porto Alegre.

Porto Alegre, 2 de agosto de 2023

 

Abaixo as entidades apoiadoras:

ABIH/RS – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RS

ABRASEL – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes

ACLAME – Associação da Classe Média

ACPA – Associação Comercial de Porto Alegre

AEHN – Associação das Empresas dos Bairros Humaitá e Navegantes

AGADEMI/RS – Associação Gaúcha de Empresas do Mercado Imobiliário

AGEOS – Associação Gaúcha de Empresas de Obras de Saneamento

AGM – Associação Gaúcha de Microcervejarias

AGV – Associação gaúcha do Varejo

AMCHAM – Câmara Americana de Comércio de Porto Alegre

AMICRO POA – Associação de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte – Porto Alegre

ARP – Associação Riograndense de Propaganda

CDL POA – Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre

CEPORTO – Centro Empresarial Porto Seco

EO-PORTO ALEGRE – Entrepreneurship Organization Porto Alegre

IBEF-RS – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do RS

ICF – Instituto Cultural Floresta

IEE – Instituto de Estudos Empresariais

INSTITUTO CALDEIRA

LIDE-RS – Grupo de Líderes Empresariais – RS

LIVE MARKETING – Grupo Orgânico de Empresas de Live Marketing RS

PORTO ALEGRE CONVENTION BUREAU

PROIR/UFRGS – Pró-Reitoria de Inovação e Relações Institucionais da UFRGS

SECOVI/RS – Sindicato Intermunicipal das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis e dos Condomínios Residenciais e Comerciais no RS

SERGS – Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul

SESCON-RS – Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias Informações e Pesquisas do RS

SHPOA – Sindicato de Hotéis de Porto Alegre

SICEPOT-RS – Sindicato da Indústria da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplenagem em Geral do RS

SINDEEDIN-RS – Sindicato Patronal dos Estabelecimentos de Educação Infantil do RS

SINDHA – Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região

SINDIENERGIA-RS – Sindicato da Indústria de Energias Renováveis do RS

SINDILOJAS – Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre

SINDUSCON-RS – Sindicato das Indústrias da Construção Civil do RS

SULPETRO – Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes do RS

TECHROAD

TRANSFORMA-RS