Sindilojas Porto Alegre faz visitas técnicas em grandes redes do varejo mundial

Conexão com novidades é um dos objetivos

Em Nova Iorque para participar da NRF Retail’s Big Show 2023, a maior feira de tendências de varejo do mundo, o Sindilojas Porto Alegre além de participar dos três dias de palestras e conteúdos, também fez visitas técnicas a grandes redes varejistas atrás de novidades e curiosidades.

A equipe que representa a Entidade é formada pelo presidente, Arcione Piva, vice-presidente, Tarcísio Pires, vp de comunicação e marketing, Paulo Penna Rey e a gerente de comunicação e marketing, Diana Leinert. Eles participaram de uma delegação liderada pelo Sebrae-RS que passou por vários locais importantes do ponto de vista técnico.

As visitas começaram na Solana Spaces, um espaço físico para tornar palpável algo criado no digital. Isso porque a empresa é uma plataforma digital que dá acesso a criptomoedas, e o espaço físico tem como ideia, diminuir o caminho e a conexão com o cliente, interagindo de forma mais profunda com a marca. Ao entrar na loja, uma rede Wi-Fi própria possibilita que o consumo vire recompensas. O estímulo ao uso traz soluções ao usuário deste tipo de produto e serviço.

A marca seguinte, UGG – loja de calçados -, é famosa por suas botas forradas com lã e também pelo conforto. Com a intenção de proporcionar uma nova experiência ao consumidor, uma loja chamada “Feel House”, foi aberta no bairro do Brooklyn. No espaço onde o produto é o grande protagonista, há lugares para relaxar e acalmar a alma. Claramente a ideia é o consumidor poder se acomodar de forma confortável, onde possa ver os produtos sem pressa, e manter o cliente na loja por mais tempo, aumentando a chance de reverter em venda.

Ainda pelo Brooklyn, a comitiva com o time do Sindilojas POA foi à loja do Google. É a segunda loja física da empresa e o objetivo é dar ao usuário a oportunidade de conhecer ainda mais os produtos da marca e entender mais a comunidade local. Neighborhood Stores (em português, algo como “loja da vizinhança”), é o nome da rede e vem da ideia em valorizar o ambiente, pessoas e negócios locais. É um lugar também para lançamentos de produtos. A possibilidade de mexer, testar e aprender a usá-los chama a atenção de quem conhece o lugar. Questões sobre o meio ambiente são destaques. O Google faz questão de mostrar como é conduzida a reciclagem dos celulares, ato super valorizado nos dias de hoje.

Já a marca Showfields tem seu espaço físico – esse do Brooklyn é a 4ª loja nos Estados Unidos – e recebeu o nome de Casa Showfields, onde reúne uma grande variedade de marcas do varejo. Uma curiosidade é que a marca se auto denomina “a loja mais interessante do mundo”. É lá que os consumidores podem aprender mais sobre os propósitos de cada marca exposta na loja e ainda ter na sua frente algo diferente, cada espaço tem sua curadoria de produtos. Isso torna o local único. É um dos motivos que as marcas pagam para ter seus produtos na loja.

Por fim, a loja de cosméticos Glossier, que nasceu no digital e se tornou física, fez este caminho após o sucesso de uma blogueira na produção de conteúdo com relação à maquiagem. É ali no online o começo de tudo, e a loja física fica com o trabalho de entregar o produto em um movimento dinâmico, com direito a uso de um elevador, até chegar às mãos do cliente.

Gostou de saber mais sobre varejo? Então acesse o link e inscreva-se na FBV 2023, a Feira Brasileira do Varejo. Ela acontece entre os dias 24 e 26 de maio, na FIERGS, em Porto Alegre.