Sindilojas Porto Alegre recebe o 9º BPM em reunião

Encontro da diretoria debateu a segurança no centro da capital

Em mais uma reunião ampla de diretoria, o Sindilojas Porto Alegre recebeu o 9º Batalhão da Polícia Militar, e Rodrigo Leão, associado ao Sindilojas e proprietário da loja Central do Eletrônico.

Dentre os temas pautados para a reunião, os assuntos jurídicos, tanto trabalhista, quanto tributário, foram relatados para o conhecimento de todos os presentes. O outro ponto a ser discutido foi a segurança no centro de Porto Alegre. Rodrigo Leão relatou alguns problemas de furto e arrombamento, principalmente após o começo das obras, pois informou que a região ficou um pouco mais vazia, principalmente após às 18h. “Tenho observado menos policiais na região da Otávio Rocha, e por este motivo, fecho mais cedo minha loja naquela rua”, comentou. O associado ainda tem lojas nas ruas Dr. Flores e Marechal Floriano.

Segundo o Tenente-coronel, Schmitt, são feitas operações na região, mas ele evidencia a dificuldade de agir com prisões em flagrante nesta modalidade. “O cidadão espera que a guarnição da polícia passe pela rua para agir em causa própria, cometendo o crime”.

Há uma análise criminal e levantamento da inteligência da Corporação que é realizada, afim de identificar os locais mais perigosos, e poder atuar de forma mais eficaz, ainda que os números comprovem que a criminalidade vem caindo na região central da capital. “Há algo que precisa ser feito quando há um problema, que é o boletim de ocorrência. É ele quem nos norteia onde estão acontecendo os delitos”, relatou.  O comandante do 9ª BPM ainda citou as ações em prol do cidadão que são realizadas pela polícia: Mobile; fios e cabos, barreiras, viagem segura, patrulha comercial; transporte clandestino, entre outros. Demais componentes do 9º BPM que estiveram foram: Major Wagner Estanislau Wasenkeski, Comandante da 1ª Companhia, Soldado Tatiane Almeida  Dornelles, assessora de comunicação social do 9º BPM e Soldado Artur Fieira Leites, motorista da Corporação.

Arcione Piva, presidente do Sindilojas POA agradeceu a presença de todos e fez questão de lembrar que a Entidade é parceira dos lojistas e do poder público. “A nossa parceria tem o objetivo de ajudar na comunicação e relação entre o cidadão de bem e as forças de segurança do município, aumentando o bem-estar da população e criando caminhos para uma cidade mais segura”, afirmou.