Sindilojas Porto Alegre se posiciona sobre as ocorrências do último final de semana no comércio da Capital
"É com indignação que recebemos a decisão do último sábado e é com ela que seguiremos nas conversas daqui pra frente". Leia o texto na íntegra.
"Durante os últimos cinco longos meses, em que a maior parte do comércio permaneceu fechada, participamos de exaustivas negociações em defesa do setor na Capital, prezando por um diálogo aberto, direto e transparente. Respeitamos as opiniões técnicas e acatamos as restrições impostas, ao mesmo tempo em que contribuímos com protocolos de segurança e campanhas de orientação para os lojistas, a fim de preservar a saúde das pessoas.
Depois de uma semana de conversas intensas com o poder público, finalmente tivemos a autorização oficial para funcionamento por três dias em Porto Alegre. A partir disso, comunicamos oficialmente a categoria e orientamos sobre a liberação. Além disso, fizemos novo acordo com o Sindec POA, autorizando o retorno imediato ao trabalho de funcionários que estivessem com seus contratos suspensos.
No entanto, sentimos que nada disso foi considerado para a última decisão. Estamos nos sentindo desrespeitados pelo Estado, que sequer nos informou oficialmente de sua reivindicação contra a prefeitura municipal.
Entendemos que estamos, mais uma vez, sendo injustamente penalizados. Vimos as dúvidas e o desespero entre os lojistas, que veem suas expectativas frustradas sem piedade. Assistimos, ainda, a confusão entre os consumidores, sem saber quais limitações de horário valeriam neste domingo. E nos questionamos se confusões como essa não pioram a situação e causam ainda mais movimento nas ruas – alegação principal das restrições.
Não há mais espaço para tratamentos como esse. Estamos dispostos a construir soluções em conjunto, desde que sejamos respeitados como atores e protagonistas do processo. É com indignação que recebemos a decisão do último sábado e é com ela que seguiremos nas conversas daqui pra frente."