Sindilojas Porto Alegre visita Medellín com grupo do Coletivo Porto Alegre Inquieta

Entidade faz parte do movimento juntamente com outras instituições, com o intuito de estimular projetos de economia criativa na Capital.

A cidade mais inovadora do mundo, Medellín, na Colômbia, foi o destino de dez representantes de empresas apoiadoras do Coletivo Porto Alegre Inquieta no último domingo (2). Entre eles, está o superintendente do Sindilojas Porto Alegre, Alexandre Peixoto. A viagem, que vai até a próxima sexta-feira, dia 7, faz parte de uma das missões do movimento para compreender de que forma a inovação foi implementada na cidade e a transformou em um centro de criatividade, servindo de inspiração para muitas outras localidades e instituições de fora do país.

Para Peixoto, a viagem está sendo uma ótima oportunidade para entender a metodologia usada para a mudança que Medellín passou. “A união da sociedade, do governo e universidades com o mesmo propósito resultaram em inclusão social, desenvolvimento viário, economia criativa, entre outros pontos positivos. A cidade passa segurança, é limpa, organizada, inclusive nas periferias, e possui áreas e espaços culturais gratuitos. Estamos vendo um exemplo de administração pública e de povo civilizado, que cumpre as regras e colabora para o desenvolvimento da cidade”, declarou.

Além de conferir os resultados da inovação, os “inquietos” deverão participar de aulas práticas a partir de exemplos que levaram Medellín a promover o processo de cultura da paz, combatendo um dos maiores índices de violência antes existentes. Um encontro com Chota 13, um dos grafiteiros responsáveis pelo impacto artístico expressivo em Medellín, e outro momento com Jorge Melguízo, ex-secretário da Cultura da cidade que investiu em projetos culturais para combater o crime, também fazem parte da agenda do grupo, assim como uma visita à Ruta N, Centro de Inovação e Transformação de Medellín, considerado a máquina de criatividade de todo o ecossistema de inovação presente no local.

Para acompanhar tudo o que acontece nesta viagem de imersão e inspiração, siga Porto Alegre Inquieta no Instagram, por meio do @poainquieta.