Sindilojas promove palestra sobre PCMSO e PPRA

O Sindilojas realizou ontem, em parceria com a Acomac, palestra para esclarecer as principais dúvidas dos lojistas sobre os programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO, e de Prevenção de…

O Sindilojas realizou ontem, em parceria com a Acomac, palestra para esclarecer as principais dúvidas dos lojistas sobre os programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO, e de Prevenção de Riscos Ambientais -PPRA. Estiveram presentes dezenas de empresários que, até então, tinham poucas informações a respeito do assunto. A palestra foi ministrada por Sabrina Aragão, diretora da Cometra, empresa que oferece consultoria em medicina do trabalho aos associados Sindilojas.

Saiba mais sobre os programas:
PCMSO – Conhecido como NR-7, estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação do Programa, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, visando a prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho.
A vantagem da sua implantação não se dá somente pela obrigatoriedade, mas como prevenção de doenças ocupacionais e acidente de trabalho;
Não é um simples exame; Propicia qualidade de vida aos seus colaboradores; Previne indenizações trabalhistas, em grande parte, milionárias; Previne os dirigentes da empresa, como pessoa física, da responsabilidade criminal, bem como a empresa de sua responsabilidade civil, no caso de ação judicial;

PPRA – Estabelecido pela NR-9, da secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho, do Ministério do Trabalho, tem por objetivo definir uma metodologia de ação que garanta a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores face aos riscos existentes nos ambientes de trabalho.
A legislação de segurança do trabalho brasileira considera como riscos ambientais, agentes físicos, químicos e biológicos. Para que sejam considerados fatores de riscos ambientais estes agentes precisam estar presentes no ambiente de trabalho em determinadas concentrações ou intensidade, e o tempo máximo de exposição do trabalhador a eles é determinado por limites pré-estabelecidos.

Veja também

    Noticias

    Programação de atividades para a obra no Centro da capital

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Sindilojas Porto Alegre realiza pesquisa com empresários da capital sobre o uso d...

    Veja mais
    Noticias

    Prefeitura de Poa dá descontos em juros e multas

    Veja mais
    Noticias

    Apoio do Governo Federal para pagamento de salários

    Veja mais