Sindilojas quer abrir comércio no feriado de Corpus Christi

De olho nas vendas para o Dia dos Namorados, o Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre (Sindilojas) quer abrir os estabelecimentos no feriado de Corpus Christi, que será no dia 11, véspera da data promocional…

De olho nas vendas para o Dia dos Namorados, o Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre (Sindilojas) quer abrir os estabelecimentos no feriado de Corpus Christi, que será no dia 11, véspera da data promocional que já é considerada a segunda melhor do ano, atrás apenas do Natal. A entidade se reúne nesta segunda-feira com o Sindicato dos Empregados do Comércio da Capital (Sindec) para discutir a medida. A abertura depende da assinatura de convenção coletiva entre as categorias. O presidente do Sindilojas, Ronaldo Sielichow, diz que a medida assegurará 7% do faturamento de junho e revela pressa em chegar a um acordo. “A data é na próxima sexta, não temos muito tempo”, afirmou.
Já o Sindec pretende condicionar a negociação a um acordo abrangendo todos os feriados do ano, com exceção do Natal e 1 de maio (Dia Mundial do Trabalho) e domingos, além de definir valor a ser pago a cada dia. O Sindilojas propõe que o trabalho do dia 11 seja compensado com folga na segunda-feira, dia 15. “O comerciário terá chance de ter mais comissão com vendas e ainda terá descanso de dois dias seguidos – domingo e segunda”, ressalta Sielichow. Segundo ele, o pedido de abertura foi motivado por solicitações de empregados e lojistas.
O dirigente admite que a entidade pode conversar sobre os demais feriados, mas descarta a remuneração extra. Sobre domingos, Sielichow lembra que a legislação permite o funcionamento, descartando acordo sobre o dia da semana. Conforme o presidente do sindicato dos empregados, Nilton Neco, a adoção de uma regra única é antiga reivindicação do setor, que soma 104 mil trabalhadores formais. “As pessoas podem se organizar e programar suas vidas ao saber se vão trabalhar ou não em feriados”, justificou Necco. “Não somos contra comerciário trabalhar, mas queremos regulamentação”, acrescentou o presidente do Sindec. Necco informa que a entidade já firmou mais de cem acordos com empresas na Capital, entre elas redes nacionais de varejo, com previsão de pagamento de R$ 42,00 pelos domingos trabalhados e de R$ 60,00 pelos feriados, além de folga em dia útil. Sielichow não reconhece as negociações, consideradas ilegais por não terem concordância do Sindilojas. A chefe de relações do trabalho da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Maria Tereza de Albuquerque, esclarece que o trabalho aos feriados só pode ocorrer mediante convenção coletiva entre os dois sindicatos.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Sindilojas POA revela pesquisa sobre as vendas de material escolar

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para as obras do centro nesta semana

    Veja mais
    Noticias

    Economia global pede atenção constante

    Veja mais
    Noticias

    Comitiva do Sindilojas POA vivencia experiências inovadoras no varejo global

    Veja mais