Sindilojas realiza pesquisa de intenção de compras para o Dia das Mães

Levantamento do Sindilojas POA indica aumento no ticket médio

O Sindilojas Porto Alegre, por meio do Núcleo de Pesquisa, realizou um levantamento sobre as intenções de compra no varejo para o Dia das Mães, uma das datas mais importantes para o comércio.

Pesquisa

Como esperado, as mães permanecem como o principal foco de presentes na data. 66% dos entrevistados presentearão suas mães. Em segundo lugar estão as esposas, com 19,4%, uma queda de 2,3% em relação ao ano de 2022. As filhas ocupam o terceiro lugar com 14%, um aumento de 1,7% em relação a data no ano anterior, subindo da quarta para a terceira posição. De forma curiosa, as sogras que ocupavam o terceiro lugar até o ano passado, caíram para o quinto, saindo de 13,7% para 6,0% na lista de quem pretende ser presentado, ficando atrás das filhas e avós.

Segundo os resultados obtidos, os consumidores pretendem dar de presente itens como roupas, que lidera a lista com 31,1% das intenções, seguida pelo grupo de perfumaria/cosméticos/produtos de higiene (26%) e calçados (10,9%). Esse top 3 se repete na lista de desejos das mães, com as seguintes proporções: Roupas (24,6%), perfumaria/cosméticos/produtos de higiene (20,8%) e calçados (15,4%). Todas essas opções foram mais citadas neste ano em comparação ao ano de 2022, quando roupas tinham 19,5%, perfumaria/cosméticos/produtos de higiene, 16,1% e calçados, 12,7%.

Presentes tradicionais como flores e chocolates também se mantem em alta. Ambas categorias cresceram em relação ao ano passado, saindo de 8,9% para 9,4% e de 4,0% para 7,7% respectivamente.

O comportamento do consumidor na hora de escolher o presente, indica que os benefícios financeiros lideram as prioridades na hora da compra. Para cerca de 37% dos respondentes, benefícios no pagamento são o diferencial mais citado. Em seguida, vem o oferecimento de brindes (33,7%), a opção de deixar o cliente escolher à vontade (24,6%) e sorteios (24,3%).

Houve um salto na intenção de usar o dinheiro como meio de pagamento. Em 2022, 32,0% dos entrevistados pretendiam usar o dinheiro como forma de pagar suas compras. Já em 2023, 43,7% dos consumidores usarão o dinheiro como meio principal de pagamento. A modalidade a vista é preferida entre os consumidores, com 74,9% (soma do pagamento em dinheiro, à vista no débito e Pix) da preferência em relação ao crédito. Destacamos a subida do Pix de 9,4%, em 2022, para 14,6% na preferência do consumidor como meio de pagamento.

Sobre o local das compras para a data, é possível destacar o crescimento da busca por lojas de ruas. A pesquisa revela que 65,4% dos consumidores pretendem realizar as compras no comércio de rua. No ano passado, este dado correspondeu a 54,4%. Lojas de Shopping deve ter um movimento muito próximo ao de 2022, com uma leve oscilação, saindo dos 40,6%, em 2022, para os 40,3% neste ano. Já para as compras no varejo online, este ano aponta para 15,1% das buscas neste canal, uma queda em frente aos 16,9% de 2022.

Para os que citaram que devem efetuar as compras via online, o uso do App lidera com larga vantagem para as demais opções, ocupando a preferência de 70% das pessoas. Seguido por sites, Facebook e WhatsApp.

Período de maior busca por presentes

Sobre o movimento no comércio varejista para o Dia das Mães, os dados nos indicam que a movimentação ainda é baixa e deve aumentar nos próximos dias. Apensas 2,3% dos consumidores já realizaram suas compras. O pico da busca por presentes deve se dar na semana anterior ao dia – que neste ano ocorre em 14 de maio – de acordo com 55% dos entrevistados. Outro momento de grande busca por presentes são os 15 anteriores à data (26,9%).

Giro na economia da capital

Segundo a pesquisa, o Dia das Mães deverá movimentar este ano cerca de R$ 486 milhões na economia da capital. Uma variação para mais de R$ 104 mi em relação ao ano anterior.

Quanto ao ticket médio do presente, este ano o valor deverá ficar em R$ 280,00, cerca de R$ 15,00 a mais que em 2022.

Para Arcione Piva, presidente do Sindilojas POA, os resultados obtidos revelam que o comércio deve ter um bom movimento e ganhos na data. “Não me surpreende que roupas liderem a lista, visto que vem chegando o inverno e o clima já deu mostras que o frio fará com que compras sejam realizadas. Outro ponto importante é que passado um bom tempo do ápice da pandemia, muita gente se reorganizou e conseguirá gastar um pouco mais. Indicamos que o lojista invista no visual da sua vitrine, deixa-a organizada, isso chama a atenção do cliente”, pontuou. Por fim, o presidente da Entidade empresarial faz um pedido. “Prepare bem a sua equipe de colaboradores pois o movimento vai aumentar muito nos próximos dias”.

Confira abaixo outros dados interessantes revelados pela pesquisa:

Em relação ao ano passado, o consumidor pretende gastar: Mais (31,4%); Igual (36,6%)

Perfil dos respondentes: Sexo feminino (53%); Sexo masculino (47%)

O consumidor dará preferência para a compra dos presentes em um comércio local: Sim (89,4%); Não (9,7%)

A véspera do Dia das Mães costuma ter um bom movimento na procura por presentes (18%)

Aqui, você encontra o Infográfico completo da pesquisa sobre a intenção de compras no Dia das Mães.