Sindilojas recebe DMLU e Sescon em reunião de diretoria
Os cenários da prestação de serviços de coleta de lixo na Capital e do setor de contabilidade no Rio Grande do Sul foram apresentados na reunião de diretoria do Sindilojas Porto Alegre, realizada nesta…
Os cenários da prestação de serviços de coleta de lixo na Capital e do setor de contabilidade no Rio Grande do Sul foram apresentados na reunião de diretoria do Sindilojas Porto Alegre, realizada nesta terça-feira, dia 09, na sede entidade.
O diretor-geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), André Carús, explicou o funcionamento da autarquia e as novas regras no descarte de lixo que entraram em vigor neste ano com a Lei Complementar 728/2014. De acordo com o diretor-geral, o Centro de Porto Alegre terá mudanças na coleta seletiva, em um projeto piloto a partir do dia 1º de junho. Atualmente, o recolhimento é feito à noite, sempre às terças-feiras, quartas-feiras e sábados. Nesses mesmos dias, serão executadas coletas no turno da tarde, a fim de que lojas e restaurantes tenham seus resíduos coletados adequadamente e o lixo não fique acumulado nas ruas.
Carús lembrou, ainda, que o descarte inadequado deve ser denunciado pelo telefone da prefeitura 156 ou pelo site do DMLU (www.portoalegre.rs.gov.br/dmlu) e está sujeito à multa. “O objetivo não é gerar multas, mas a educação”, afirmou.
O presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Rio Grande do Sul (Sescon), Diogo Chamun, também participou da reunião. Chamun apresentou a entidade, que preside desde maio, e o cenário vivido pelo setor. O presidente do Sescon elogiou a atuação do Sindilojas e relatou a intenção de conhecer melhor a Entidade, considerada por ele referência em entidade patronal.