Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac promove ações de saúde e educação no Dia da Solidariedade 2011

Comemorado no dia 21 de maio, o Dia da Solidariedade terá uma intensa programação em Porto Alegre. O evento terá suas atividades concentradas na Usina do Gasômetro com diversas ações alusivas à data. O Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac promove ações de saúde e de educação gratuitas à comunidade durante o evento, que acontece das 10h às 17h.

O Sesc/RS disponibilizará por meio do “Passaporte para a Saúde”, atendimentos gratuitos de saúde à comunidade. A agenda conta com exames de glicose, colesterol, triglicerídeos e orientações sobre alimentação saudável, atividade física e qualidade de vida. O “Passaporte para a Saúde” integra o programa Saúde Sesc – Uma Vida melhor. A iniciativa leva ações gratuitas voltadas à promoção e manutenção da saúde em todo o RS através da Unidade Sesc de Saúde Preventiva, a Mostra Casa da Saúde e as Unidades Móveis OdontoSesc.

O Senac-RS disponibilizará ação gratuita de corte de cabelo conduzida pela docente Magda Bombardeli e pelos alunos do curso de cabeleireiro do Senac Camaquã. Além disso, a comunidade poderá contar com sessões de quick massagem e podologia, realizadas por profissionais do Senac Passo D´Areia, de Porto Alegre.

O Dia da Solidariedade foi instituído conforme Lei Estadual 11.693, de 2001, para disseminar o conceito de solidariedade, trabalhando para uma mudança cultural, estimulando a população a praticar ações em benefício de pessoas menos favorecidas. O evento, que faz parte do calendário oficial de Porto Alegre, tem como missão desenvolver a cultura da solidariedade como instrumento de transformação social. O objetivo é incentivar as empresas, instituições, sindicatos de trabalhadores e de educação, entidades de profissionais liberais e órgãos públicos a praticarem gestos de solidariedade, buscando desenvolver ações de cidadania e solidariedade para o público em geral.

Este ano o tema que norteia o Dia da Solidariedade é “Responsabilidade – Você é responsável pelas suas atitudes”. Mais informações pelo www.comitedasolidariedade.com.br.

Sobre a Fecomércio-RS – A Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Rio Grande do Sul é uma entidade sindical, que atua no âmbito econômico, político e social em prol da constante qualificação e crescimento do setor terciário gaúcho. A Fecomércio-RS possui hoje 112 sindicatos filiados e representa mais de 580 mil empresas, geradoras de aproximadamente 1,3 milhão de empregos formais. Atualmente, o Sistema Fecomércio-RS reúne os braços operacionais dos setores de comércio e serviços, Sesc/RS e Senac-RS e conta também com o Instituto Fecomércio de Pesquisa (Ifep) e com o Centro do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RS (Ccergs). Mais informações pelo www.fecomercio-rs.org.br.