Smartphones já são três a cada quatro celulares vendidos no Brasil

Lojas venderam 19,5 milhões de aparelhos inteligentes neste ano até maio. Mercado de telefones móveis subiu 8% nos cinco primeiros meses de 2014.

A cada quatro aparelhos de celular vendidos no Brasil, três eram smartphones, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) divulgados na sexta-feira.

Nos primeiros cinco meses do ano, foram vendidos 28,2 milhões de celulares, um avanço de 8% sobre o mesmo período de 2013. Os dados são da consultoria especializada IDC e foram analisados pela Abinee.

Desse volume total, 69% eram aparelhos (19,5 milhões) que rodavam um sistema operacional, capazes de baixar aplicativos e mais refinados do que os modelos tradicionais, chamados de “feature phones”. Os modelos tradicionais representaram 41%.

Em maio deste ano, a proporção de celulares inteligentes avançou e chegou a 76% do total das vendas.

A previsão para o ano é que o mercado chegue a 64,9 milhões de unidades. A distância entre smartphones e “feature phones” deve arrefecer um pouco, segundo as estimativas da IDC. Os aparelhos mais complexos devem fechar o ano com 72% do mercado (46,8 milhões), enquanto os modelos convencionais devem ficar com 28% do total (18 milhões).

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais