Sobe para 1,29% a inflação calculada em agosto nos produtos comercializados on-line

Após apresentar uma deflação de 1,99% nos produtos vendidos pela internet no mês de julho, em agosto, a análise mensal realizada pelo Provar (Programa de Administração do Varejo) mostrou que o e-flation (Índice de Inflação na Internet) variou positivamente 1,29%. A recomposição dos valores acontece após um mês de promoções e, segundo o Provar, houve ainda um incremento nos preços causados pelo Dia dos Pais.

Dentre as maiores altas nos preços, o destaque ficou por conta da inflação de 2,82% registrada na categoria “Perfumes e cosméticos”, seguida por uma variação de 2,62% na categoria “Eletroeletrônicos”, e 2,53% na categoria “Brinquedos”. Dentre as dez categorias pesquisadas pela instituição, apenas duas registraram deflação: “Cine e fotos”, com -3,96%; e “Livros”, com – 0,75%.

O acompanhamento das tendências de varejo de bens, serviços no mercado de consumo virtual indicou ainda que outros itens com variação positiva foram “CDs e DVDs” (2,21%), “Linha branca” (2,09%), “Eletroportáteis” (1,43%), “Informática” (0,95%) e “Telefonia e celulares” (0,13%). Segundo o Provar, na internet, a facilidade de pesquisa e de comparação de preços, de produtos e de ofertas por parte dos consumidores contribui para um ambiente mais competitivo entre as empresas.

O e-flation, que foi concebido com o intuito de monitorar a precificação de produtos consumidos de maneira on-line, possibilita, aos varejistas, a análise mercadológica e a evolução temporal de preços e consumo por meio deste canal.