Sobe para 1,29% a inflação calculada em agosto nos produtos comercializados on-line

Após apresentar uma deflação de 1,99% nos produtos vendidos pela internet no mês de julho, em agosto, a análise mensal realizada pelo Provar (Programa de Administração do Varejo) mostrou que o e-flation…

Após apresentar uma deflação de 1,99% nos produtos vendidos pela internet no mês de julho, em agosto, a análise mensal realizada pelo Provar (Programa de Administração do Varejo) mostrou que o e-flation (Índice de Inflação na Internet) variou positivamente 1,29%. A recomposição dos valores acontece após um mês de promoções e, segundo o Provar, houve ainda um incremento nos preços causados pelo Dia dos Pais.

Dentre as maiores altas nos preços, o destaque ficou por conta da inflação de 2,82% registrada na categoria “Perfumes e cosméticos”, seguida por uma variação de 2,62% na categoria “Eletroeletrônicos”, e 2,53% na categoria “Brinquedos”. Dentre as dez categorias pesquisadas pela instituição, apenas duas registraram deflação: “Cine e fotos”, com -3,96%; e “Livros”, com – 0,75%.

O acompanhamento das tendências de varejo de bens, serviços no mercado de consumo virtual indicou ainda que outros itens com variação positiva foram “CDs e DVDs” (2,21%), “Linha branca” (2,09%), “Eletroportáteis” (1,43%), “Informática” (0,95%) e “Telefonia e celulares” (0,13%). Segundo o Provar, na internet, a facilidade de pesquisa e de comparação de preços, de produtos e de ofertas por parte dos consumidores contribui para um ambiente mais competitivo entre as empresas.

O e-flation, que foi concebido com o intuito de monitorar a precificação de produtos consumidos de maneira on-line, possibilita, aos varejistas, a análise mercadológica e a evolução temporal de preços e consumo por meio deste canal.

Veja também

    Decretos e regrasNoticias

    Regularização de dívidas com a Receita Federal é facilitada em nova lei

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Sindilojas POA promove encontro para debater percepções do Web Summit 2023 ̵...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Expectativa de vendas na Black Friday satisfez metade dos entrevistados

    Veja mais
    Noticias

    Distância mínima de 50 metros entre comércio e ambulantes é aprovada

    Veja mais