Sondagem do Sindilojas POA prevê Dia dos Namorados tímido para o comércio na capital

Enchente em Porto Alegre é o principal motivo para a queda no desempenho dos negócios

Após as enchentes que atingiram boa parte de Porto Alegre e cerca de 35% do comércio, lojistas relatam um retorno ainda devagar dos clientes às lojas. A Entidade buscou informações em alguns dos principais pontos do comércio varejista, como o Centro, Azenha, zona norte, por exemplo.

Lojas de roupas, calçados, acessórios e cosméticos sempre estão entre as mais procuradas para a data do Dia dos Namorados. Em 2023 a nossa pesquisa mostrou que cosméticos foram os produtos mais desejados pelos consumidores. Roupas ficaram na segunda opção.

Neste ano, o setor que vende cremes e perfumes ainda enxerga um certo otimismo quase na véspera do Dia dos Namorados. Já os empresários do setor do vestuário tiveram um certo alívio em a data este ano não ser tão baixa como se desenhava dias atrás. Se espera uma queda em relação ao ano passado por volta de 20% a 30% para o setor.

O fim de semana seco e de sol aliviou o pessimismo e trouxe uma perspectiva de alguma venda, impactando no estado anímico dos lojistas. Segundo Arcione Piva, presidente do Sindilojas Porto Alegre, nas conversas em que teve com os proprietários de estabelecimentos comerciais, de uma semana para cá, muita coisa mudou. “Entendemos que o fim de semana passado e esses próximos dias de sol vão fazer às pessoas irem em busca de algum presente. Melhor seria ter o frio de volta, ele impactaria positivamente nas vendas. É a estação do frio. O clima tem nos afetado de todas as formas”, relatou.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Vendas de eletrodomésticos típicos de frio estão em alta

    Veja mais
    Noticias

    Entidades empresariais cobram agilidade da União para a liberação de recursos a...

    Veja mais
    Noticias

    Transforme talento em marca de sucesso

    Veja mais
    Noticias

    Campanha de incentivo ao comércio local para reerguer Porto Alegre tem apoio do S...

    Veja mais