STF mantém suspensa obrigatoriedade do mínimo regional para comerciários

O Supremo Tribunal Federal manteve suspensa a obrigatoriedade do salário mínimo regional para os comerciários do Rio Grande do Sul. Negou o pedido de liminar do Governo do Estado para cassar a decisão do…

O Supremo Tribunal Federal manteve suspensa a obrigatoriedade do salário mínimo regional para os comerciários do Rio Grande do Sul. Negou o pedido de liminar do Governo do Estado para cassar a decisão do desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Armínio José da Rosa.

Advogado da Fecomércio/RS, Flávio Obino Filho explica que o governo gaúcho argumentou que o TJ/RS usou competência que era do STF.

– No entanto, para o ministro Dias Toffoli, a reclamação não é o meio apropriado para interceptar, previamente, o julgamento do Tribunal de Justiça. O STF já havia rechaçado reclamação constitucional proposta pela Fecosul (Federação dos Comerciários do Rio Grande do Sul) com o mesmo objetivo.

A liminar do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul suspendeu em janeiro a obrigatoriedade de pagamento do salário mínimo regional para comerciários gaúchos.

– As empresas não precisam pagar o piso regional. Devem pagar o salário mínimo nacional ou o que for estabelecido em convenção coletiva pelo seu sindicato. – explica Obino Filho.

A Ação Direta de Inconstitucionalidade foi proposta pela Fecomércio/RS.

– A lei é inconstitucional porque, a partir de 2012, lei federal específica que regulamenta a profissão de comerciário estabelece que o piso salarial da categoria somente pode ser estabelecido através de negociação coletiva de trabalho, não havendo espaço para sua fixação por lei estadual. – complementa o advogado.

O mérito da ação ainda será analisado pelo Tribunal de Justiça.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais