Sua loja está pronta para as datas comemorativas?

As datas comemorativas são responsáveis por movimentar as vendas virtuais, motivando o faturamento do e-commerce. As que rendem maior retorno são: o Dia das Mães, o Dia dos Namorados, o Dia dos Pais, o Dia das Crianças e o Natal.

Além disso, há outras datas que podem auxiliar seu negócio a vender mais conforme sua área de atuação, como a Páscoa. Sem contar, ainda, as novas datas criadas para promover o e-commerce, como o Free Shipping Day, o Boxing Day e o Black Friday.

As chances de vendas, aproveitando feriados e momentos específicos no decorrer do ano, são muitas. Contudo, é preciso estar preparado, analisando todas as possibilidades e possíveis ocorrências para conquistar retornos positivos, por isso:

Prepare sua loja virtual. Aproveite a aproximação e invista em produtos condizentes com o público que se deseja atingir. Se sua loja virtual vende roupas, por exemplo, destaque produtos relacionados às mamães, aos papais ou às crianças; conforme a comemoração. Vale, nesse ponto, aplicar banners relacionados à data. Isso motivará seus consumidores a efetivarem a negociação.

Anuncie a preparação de sua loja virtual. Realizar campanhas temáticas é a melhor forma de atrair a atenção de seus consumidores para esse momento em sua loja virtual. Por isso, anuncie em suas mídias sociais, para sua base de clientes diretamente, através do envio de e-mail marketing, em hotsites e outros canais. Vale apostar também em Links Patrocinados e em Comparadores de Preço.

Esteja estruturalmente preparado. Durante os períodos de datas comemorativas, os olhares dos consumidores virtuais estão muito mais críticos e exigentes. Por isso, deve-se ter atenção redobrada quanto à apresentação de produtos, bem como quanto ao prazo de entrega combinado. Como o volume de pedidos aumenta, vale atenta-se com o estoque disponível e ampliar alguns dias de segurança no processo logístico: quanto antes a mercadoria chegar melhor, só não pode atrasar.

Garanta preços e condições competitivas. Em momentos de comemoração, os clientes virtuais visam conseguir a melhor relação Custo X Benefício para se sentirem satisfeitos. Dessa forma, certifique-se de que seus preços estão compatíveis com o mercado e com a disponibilidade de compra de seu consumidor. Além disso, vale pensar na possibilidade de oferecer benefícios específicos como descontos, promoções, entregas gratuitas ou mesmo brindes.

Pode-se perceber até aqui, que o planejamento é a chave para a obtenção de retornos positivos em datas comemorativas. Por isso, antecipe-se e prepare sua loja virtual visando conquistar seus consumidores não apenas em momentos sazonais, mas fidelizá-los para que se mantenham constantes ao seu negócio! Pense nisso!