Sul tem 15% da classe média brasileira

A Região Sul tem, atualmente, 15% da classe média brasileira. É a terceira no ranking nacional divulgado pelo Instituto Data Popular e a Serasa. A maior concentração fica no Sudeste, seguido pelo Nordeste.

O estudo foi chamado de Faces da Classe Média. Esta camada da sociedade representa 54% da população do País. Até 2023, deve alcançar 58%, ou seja, 125 milhões de pessoas.

“Se a Classe C brasileira formasse um país, seria o 12º em população, com mais habitantes que a Alemanha, o Egito e a França, e a 18ª nação do mundo em consumo, podendo pertencer ao G20.”

Em 2014, estas pessoas pretendem consumir R$ 8,5 milhões de viagens nacionais, R$ 6,7 milhões de aparelhos de TV, R$ 4,8 milhões de geladeiras e R$ 4,5 milhões de tablets.

Data Popular e Serasa fizeram este estudo para identificar os vários perfis da Classe Média. Dividiram em quatro categorias:

Promissores

15% deles estão no Sul. É um grupo composto por jovens, com média de idade de 22,2 anos. Os solteiros são maioria (95%), 59% têm ensino médio completo e 57% têm emprego com carteira assinada.

Outras características marcantes são que 72% acessam a internet e, mesmo jovens, já vivenciaram situações de aperto e a necessidade de endividamento. Ao todo, 51% confidenciaram que se descontrolam financeiramente. Para eles, a vida é feita de oportunidades e o acesso a crédito ajuda a melhorar as condições, mas a falta de prática faz com que acabem se colocando em situação de descontrole nas dívidas.

São mais propensos em gastar em beleza, veículos, educação, entretenimento, itens para casa e tecnologia. Os principais produtos e serviços que querem consumir nesse ano são academia de ginástica, faculdade, curso profissionalizante, móveis para casa, notebook, smartphone, carro e moto.

Batalhadores

16% deles estão no Sul. Têm idade média de 40,4 anos e 48% possuem ensino fundamental completo. Nesse segmento, os solteiros somam 72%, 49% possuem registro profissional com carteira assinada e 41% acessam a internet.

Para os Batalhadores, o emprego é considerado o caminho para a estabilidade, que possibilita a realização de sonhos e desejos. A casa própria, o carro, o estudo dos filhos tornam-se palpáveis e há a expectativa de um futuro ainda melhor para a geração seguinte. O estudo é visto como uma oportunidade para ascensão social.

Usa bastante o crédito, com prioridades geralmente vinculadas ao bem-estar familiar. Foi fundamental para assegurar importantes conquistas, como a compra ou a reforma da casa. Gastam dinheiro em turismo nacional, veículos, eletroeletrônicos, imóveis, movéis, eletrodomésticos e seguros. Os produtos e serviços de desejo para esse ano são viagens de avião para destinos nacionais, móveis para casa, máquina de lavar, TV (Plasma, LCD e LED), imóvel e carro.

Experientes

16% deles estão no Sul. Idade média de 65,8 anos. Entre eles, 41% são viúvos, 36% de autônomos e apenas 7% com acesso regular à internet. Do total, 59% têm ensino fundamental completo e 31% não têm instrução.

Para os Experientes, o momento pós-aposentadoria pode ser sinônimo de depressão e preconceito por parte dos mais jovens. Ainda assim, mantêm-se no mercado de trabalho, em busca de uma vida ativa para preservar o seu padrão de consumo.

Consomem turismo nacional, eletroeletrônicos, serviços de saúde, móveis e eletrodomésticos. Os produtos e serviços dos sonhos para esse ano são viagem de avião para lugares nacionais, móveis para casa, geladeira, máquina de lavar e TV (Plasma, LCD ou LED).

Empreendedores

18% deles estão no Sul. É um grupo mais escolarizado que os demais. 42% estão cursando ou já concluíram o ensino médio e, 19%, o ensino superior.

Além disso, 60% acessam a internet, a idade média é de 43 anos e 43% deles têm carteira assinada. A liberdade é bastante valorizada pelos Empreendedores e o trabalho reúne a necessidade do sustento com o gosto pela atividade, em busca da realização dos sonhos de vida.

Apresenta a maior renda per capita, com investimentos em educação, eletroeletrônicos, turismo internacional, tecnologia, veículos e entretenimento. Os produtos e serviços desejados para esse ano são curso profissionalizante, viagem de avião ao exterior, móveis para casa, notebook, tablet, TV (Plasma/LCD/LED) e carro.