Sustentabilidade e transparência nos produtos e marcas
Um varejo mais sustentável só é possível com a existência de empresas transparentes. Informações claras, simples e exatas chamam o consumidor a integrar a cadeia sustentável
É impossível falar de…
Um varejo mais sustentável só é possível com a existência de empresas transparentes. Informações claras, simples e exatas chamam o consumidor a integrar a cadeia sustentável
É impossível falar de sustentabilidade no varejo ou em outro segmento de mercado, sem abordar a questão da transparência. Essa transparência deve ser uma das políticas e valores de uma empresa para com seu público interno e, obviamente, externo – ou seja, o consumidor.
A comunicação, então, se torna essencial nesse processo de integrar a sustentabilidade com a transparência. Para mostrar ao seu público externo suas políticas e valores sustentáveis, a empresa deve ser honesta ao passar informações, seja sobre ela mesma ou seus produtos ou serviços.
Uma das formas dos varejistas serem transparentes com o seu consumidor é informar, de forma clara e exata, origens e destinações de artigos. “Essas informações devem chegar ao cliente de forma completa, porém, devem ser simples também – para não confundir ou entediar”, pondera especialista em sustentabilidade no varejo, Melissa Szuster, também diretora da consultoria Sustentrends.
Com transparência e clareza, se torna possível iniciar uma relação empresa – consumidor que prima pela sustentabilidade. A especialista explica que tanto a organização como o comprador se sentem estimulados a participar de uma cadeia sustentável e ecologicamente correta. “Quanto mais um consumidor compra produtos melhores para a saúde e o meio ambiente, mais os produtores e varejistas desejam disponibilizar esses artigos”, fala Melissa.