Tarso terá canal virtual com gaúchos

Portal na internet vai colocar o governador em contato com os internautas para ouvir as demandas e críticas da população

Você anda insatisfeito com algum serviço prestado pelo governo estadual e não sabe a quem se queixar? Que tal recorrer diretamente ao governador? Até o final de fevereiro, o Piratini vai lançar um portal na internet que colocará o próprio Tarso Genro para ouvir críticas, analisar sugestões e recolher palpites na organização de sua agenda e no andamento das ações do governo, estabelecendo canal direto com internautas. – Queremos fixar a imagem de Tarso como primeiro governador 2.0 do Brasil. Isso significa uma maneira de o governador se relacionar com a sociedade diante dos novos paradigmas da democracia proporcionados pela evolução tecnológica – diz Vinicius Wu, chefe de gabinete de Tarso e coordenador da montagem da nova estrutura digital.

“Governo 2.0” é um termo emprestado do conceito “web 2.0” (leia mais nesta página), que designa a segunda geração de comunidades e serviços da internet, em que prevalece a interação entre os usuários. Na campanha, Tarso já foi o candidato que mais utilizou o Twitter, mas a ideia vai além dos comentários pelo microblog. A partir do portal Governador 2.0, que está sendo formulado, serão realizadas audiências digitais.

As conversas de Tarso com internautas devem ocorrer a cada dois ou três meses. O governo não quer correr o risco de acelerar a frequência dos debates a ponto de não ter capacidade para dar respostas concretas às demandas feitas a Tarso.

Discussões nas redes sociais serão monitoradas

O “gabinete digital” fará parte do sistema de participação da população no governo, uma rede que reúne iniciativas como o Conselho de Desenvolvimento Social, o Orçamento Participativo e os Coredes. – Queremos vincular essas discussões ao sistema, de modo que o cidadão tenha mais um canal de participação e comunicação direta com o governo – diz Wu. Outra missão dos membros do gabinete digital será provocar discussões nas redes sociais e monitorar o que os internautas estão comentando, para que as observações possam ser contempladas nas ações de governo. Há expectativa de que a terceira etapa de interiorização do governo – quando Tarso e secretários se deslocam para uma cidade para discutir com a comunidade questões locais – seja montada também a partir de demandas oriundas de internautas.

O QUE É GOVERNO 2.0

– Em termos conceituais, incorpora as novas tecnologias da informação e da comunicação para estabelecer uma relação direta e aberta com a sociedade, oferecendo ao cidadão rápido acesso às informações do governo e permitindo que ele participe da elaboração das políticas públicas e das tomadas de decisão.

– Utiliza, para isso, as principais ferramentas da web 2.0: blogs, wiki, podcasting e espaços virtuais de compartilhamento como redes sociais e microblogs.

EXEMPLOS

– Gestão centrada no cidadão: as necessidades, anseios e expectativas dos cidadãos são o foco central dos serviços públicos. Os usuários participam de forma ativa do planejamento e das ações do governo e a qualidade dos serviços deve ser medida pela grau de satisfação do usuário.

– Governo único e conectado: a forma como o governo se apresenta ao cidadão deve representar metas e atitudes comuns.

– Comunicação aberta: a interatividade e a participação do cidadão devem ser facilitadas. A comunicação não deve se basear em e-mails ou formulários, mas na inclusão dos conteúdos em sites do governo.

APLICAÇÕES DE GOVERNO 2.0

– Real Time Congress: é um aplicativo para iPhone que permite aos cidadãos acessar informações sobre o congresso americano em tempo real. (http://realtimecongress.org)

– SeeClickFix: recebe denúncias em tempo real dos problemas da cidade. É possível acompanhar o que está acontecendo em vários pontos do mundo. (www.seeclickfix.com/citizens)

– Sac SP: o aplicativo reúne as reclamações feitas à prefeitura de São Paulo com o Google Maps e projeta uma visualização dos problemas da cidade em um mapa. (http://sacsp.mamulti.com)