Taxa de desemprego cai para 6% em julho

Já o rendimento médio real habitual dos trabalhadores ocupados no País foi de R$ 1.612,90 em julho, o valor mais alto para o mês desde 2002

RIO – A taxa de desemprego apurada pelo IBGE nas seis principais regiões metropolitanas do País ficou em 6,0% em julho, ante 6,2% em junho, a menor taxa no ano e o menor índice para meses de julho desde 2002. O resultado ficou no piso do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções.

De acordo com o IBGE, a população desocupada ficou em 1,4 milhão de pessoas em julho, patamar estável em relação ao mês anterior. Na comparação com julho do ano passado, houve queda de 12,1% na população desocupada, ou seja, menos 200 mil pessoas à procura de trabalho.

Já a população ocupada ficou em 22,5 milhões, variação não significativa frente a junho. No confronto com julho de 2010, houve aumento de 2,1% no número de ocupados, representando um adicional de 456 mil postos de trabalho.

O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado foi de 10,9 milhões, alta de 1,2% na comparação com junho. Na comparação com o mesmo período de 2010, houve aumento de 7,1%, um adicional de 726 mil postos de trabalho com carteira assinada.

Os dados do IBGE mostram que os setores de construção e de serviços prestados às empresas foram os que mais empregaram em julho. Houve acréscimo de 5,5% no contingente de trabalhadores da Construção (90 mil novos postos) e de 7,3% no número de empregados do setor de Serviços prestados a Empresas, Aluguéis, Atividades Imobiliárias e Intermediação Financeira (243 mil pessoas).

Renda

O rendimento médio real habitual dos trabalhadores ocupados no País foi de R$ 1.612,90 em julho, o valor mais alto para o mês desde 2002. Trata-se de uma alta de 2,2% em julho ante junho e aumento de 4,0% na comparação com julho do ano passado.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais