Telecheque: índice de cheques honrados cai e atinge 96,65% em outubro

A crise econômica começa a afetar o bolso do consumidor brasileiro, gerando prejuízos para o mercado varejista. O índice de cheques honrados caiu, atingindo 96,65% em outubro. A queda foi de 0,34 ponto…

A crise econômica começa a afetar o bolso do consumidor brasileiro, gerando prejuízos para o mercado varejista. O índice de cheques honrados caiu, atingindo 96,65% em outubro. A queda foi de 0,34 ponto percentual frente ao totalizado no mês anterior (96,99%) e de 0,35 ponto percentual em relação a setembro de 2007.
“Os reflexos da crise começam a agir sobre lojistas e consumidores. O varejo está repassando o aumento dos custos de crédito, principalmente o de capital de giro, para os preços dos produtos. E o consumidor, que não estava preparado para esse aumento, vem retraindo o consumo e perdendo o controle de seus compromissos financeiros”, explica o vice-presidente da Telecheque, José Antônio Praxedes Neto.

Comparação por estados
Em setembro, os maiores índices de cheques honrados foram verificados no Rio Grande do Sul (98,53%), Paraíba (98%), Minas Gerais (97,82%), Santa Catarina (97,80%), Goiás (98,08%) e Paraná (97,56%).
No sentido contrário, Espírito Santo, Maranhão, Pará e Pernambuco e apresentaram os menores percentuais do País, de 92,40%, 92,65%, 94,47% e 94,66%, respectivamente. Entre as quedas, o maior destaque ficou com o estado do Rio Grande do Norte que desceu cinco posições.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais