Tendências da Semana de Moda de Nova Iorque são apresentadas no Café com Lojistas

Raquel Leão, do Grupo Usefashion, falou para uma plateia repleta de empresários durante o Café com Lojistas Especial, na manhã desta quarta-feira, no Sindilojas Porto Alegre

Raquel Leão, do Grupo Usefashion, falou para uma plateia repleta de empresários durante o Café com Lojistas Especial, na manhã desta quarta-feira, no Sindilojas Porto Alegre

O Café com Lojistas Especial de outubro aconteceu na manhã desta quarta-feira, 07 de outubro, e contou com a palestra "Top Trends: as principais tendências da Semana de Moda de Nova York", ministrada pela analista de pesquisa do Grupo Usefashion, Raquel Leão. Com o auditório lotado, ela apresentou e analisou as principais tendências, entre estilos, tecidos e composições que foram mostradas na Semana de Moda de Nova Iorque, que aconteceu de 10 a 17 de setembro.

Mesmo em outros segmentos do varejo, que não o de vestuário, é importante estar atento às tendências de moda pois impactam outros setores, como os de acessórios, bolsas e calçados. “A moda é um fator que influencia diretamente o comportamento e as escolhas do consumidor, independente da área do varejo. É importante estar atento às tendências, tem que olhar para o todo, assim como faz o cliente”, disse. 

Ela apontou, entre os estilos, os quatro marcantes: o boudoir, que valoriza rendas e texturas acetinadas, destacando a feminilidade; a alfaiataria equilibrada, que aposta na combinação de peças clássicas, como a camisa social, com bermudas e sandálias, considerando sempre a proporção entre as peças; o sporty que, como o nome sugere, tem forte influência esportiva; e o freedom, que combina peças leves, curtas e estampados coloridos. Entre os acessórios que completavam os looks, se destacaram as opções mais produzidas: “brincos grandes e feitos de materiais como pedrarias e metais, além dos braceletes, em couro, com aplicações ou fivelas, estarão em alta no verão”.

Entre as peças-chave que tiveram destaque na composição dos looks estão o slip dress (ou vestido-camisola) que aposta em tecidos acetinados, rendas e cores escuras; os vestidos leves, com camadas, babados e alças finas, e os vestidos retos, que tem como característica o comprimento curto e uma escala de cor monocromática. Sempre presente também esteve o jeans, que compõe o visual desde a primeira peça, como nos vestidos, até a terceira peça, que são os blazers, casacos e jaquetas. Entre as calças, o destaque foi para a cintura baixa, com modelos amplos e confortáveis e influência da alfaiataria. Os shorts apresentaram-se com modelos e texturas variadas. Corte reto, volume, tecidos metalizados e em couro são algumas das apostas.

Raquel lembrou que, ainda que as tendências sejam aderidas com força nos países do hemisfério Norte, as referências podem ser adotadas de maneira mais sutil, e não tão marcante, para adaptá-las ao consumo regional. “Sempre temos que traduzir essas referências para o nosso mercado, para atender o consumidor final. Características como o babado, por exemplo, podem ser simplificados e não vir com tanta força. Pode ser apenas um detalhe a mais para olook. Temos que estar atentos para o que o nosso público quer encontrar nas lojas”, diz.

Fonte: Sindilojas Porto Alegre

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