Tombamento da Livraria do Globo

O prédio da antiga Livraria do Globo, localizado na Rua dos Andradas, no chamado Centro Histórico de Porto Alegre, será tombado em, no máximo, 60 dias pela Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural…

O prédio da antiga Livraria do Globo, localizado na Rua dos Andradas, no chamado Centro Histórico de Porto Alegre, será tombado em, no máximo, 60 dias pela Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural (Epahc), da Secretaria Municipal da Cultura. O anúncio foi feito ontem pela diretora da Epahc, Débora Regina Magalhães da Costa, acrescentando que o procedimento administrativo visando ao tombamento já se encontra em andamento. Lembrou que o imóvel foi construído em 1924 e abrigou a livraria até 2007.

“A edificação tem um valor inegável”, sintetizou Débora. Ressaltou que, no passado, o imóvel era um espaço de encontro de grandes escritores, como Érico Verissimo e Mario Quintana. “Também servia de palco para importantes debates sobre a vida política, econômica e cultural do Estado e do país.” Tão logo ocorra o tombamento, o prédio passará por completa revitalização. A restauração foi definida por meio de Termo de Ajustamento de Conduta, formalizado entre o Ministério Público, os proprietários e locatários e a prefeitura.

O promotor de Justiça Carlos Paganella, do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, revelou que a medida foi adotada devido à descaracterização do patrimônio histórico-cultural. “Asseguramos a preservação da arquitetura da fachada e da memória histórica que a antiga livraria representou para Porto Alegre”, enfatizou.

Veja também

    Noticias

    Economia global pede atenção constante

    Veja mais
    Noticias

    Comitiva do Sindilojas POA vivencia experiências inovadoras no varejo global

    Veja mais
    Noticias

    Reforma Tributária em debate: entidades e Sefaz reunidos em Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Último Dia da NRF 2025 destaca experiências imersivas

    Veja mais