Trabalho de empregados no comércio de Porto Alegre nos dias de eleições

O art. 380 do Código Eleitoral estabelece que será feriado nacional o dia em que se realizarem eleições de data fixada pela Constituição; e que nos demais casos as mesmas serão marcadas para um domingo

O art. 380 do Código Eleitoral estabelece que será feriado nacional o dia em que se realizarem eleições de data fixada pela Constituição; e que nos demais casos as mesmas serão marcadas para um domingo ou dia já considerado feriado por lei anterior. As eleições para Presidente, Senador, Governador e Deputados não possuem data fixada na Constituição, assim, não sendo o dia de realização, a princípio, feriado, foram as mesmas marcadas em domingos no ano de 2014.

A confusão na apreciação da matéria é muito grande, registrando-se decisões não uniformes no exame da questão. A decisão referida pelo Sindec em comunicado dirigido aos empregados no comércio de Porto Alegre faz referência a uma decisão de caráter liminar que não foi transformada em decisão de mérito. Assim, não obriga os lojistas da Capital. Destaque-se que o próprio juiz que adotou a posição, em 2006, apreciando a mesma questão, concluiu pela existência de autorização pelo TSE para o trabalho em dia de eleição no comércio varejista.

A discussão se o dia de eleição é feriado persiste. Em 2006 o Tribunal Superior Eleitoral (Proc. 22.422/2006) decidiu pela possibilidade de trabalho de empregados em dia de eleição no comércio. Já em 2008 (Proc. 22.963/2008) considerou feriado, mas autorizou o trabalho no comércio varejista, independentemente de ajuste coletivo.

O mais recente pronunciamento da Justiça do Trabalho sobre a matéria foi adotado pelo Tribunal Superior do Trabalho em dezembro de 2013 (Proc. nº 141900-51.2010.5.17.0121) prevalecendo o entendimento de que o dia de eleição não é feriado.

Neste cenário, o Sindilojas esclarece o que deverá ser observado pelos lojistas de Porto Alegre, prevalecendo cada um dos entendimentos.

Não é Feriado – Domingo normal de trabalho. Empresas que não aderiram ao regime de funcionamento em feriados deverão apenas proporcionar aos empregados a possibilidade de exercício do direito de voto sem desconto nos salários. Aquelas que aderiram terão que adicionalmente observar a obrigação de fornecimento de alimentação no domingo ou indenização do valor.

É Feriado – Apenas as empresas que aderiram ao regime de funcionamento especial em feriados poderão operar com empregados, com o pagamento de indenização por feriado trabalhado e o fornecimento ou indenização da alimentação. As lojas terão que proporcionar aos empregados a possibilidade de exercerem o direito de voto sem desconto nos salários.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais