Transações com cartões crescem e cheques perdem cada vez mais espaço

De acordo com o diretor-executivo da CSU CardSystem, Wanderval Alencar, os cheques estão cada vez mais perdendo espaço para as negociações com cartões. Segundo ele, nos últimos cinco anos, conforme dados do Banco Central, o declínio dos cheques foi de 35% no total movimentado, enquanto as transações com cartões evoluíram 212%, no mesmo período.

Para Alencar, o setor de meios de pagamento vive hoje um de seus melhores momentos na história do País, perdendo apenas para o dinheiro. O saldo positivo na fatura seria um dos reflexos do bom momento econômico, do aumento do número de emprego e da renda do trabalhador, além da massificação do crédito.

No mais, a alta adesão dos plásticos, teria sido, conforme informações do diretor, a solução encontrada para escoar todo o dinheiro do crédito, que, atrelado ao PIB (Produto Interno Bruto), estaria próximo da casa dos 40%.

Números
Segundo o BC, existe hoje uma média de 0,6 cartão de crédito e um de débito para cada brasileiro. No mês de julho, conforme dados da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões e Serviços), foram realizadas 508 milhões de compras com os plásticos no país, totalizando R$ 31,7 bilhões. A marca só seria menor do que a observada no mês de dezembro, com as compras de final de ano, quando atingiu R$ 37 bilhões e 567 milhões de compras.

Alencar alerta ainda que o cartão é benéfico, especialmente ao consumidor de baixa renda, pois, com ele, este terá um limite adequado na taxa de juros, poderá parcelar compras pagando menos juros do que com os cheques pré-datados e não precisará usar dinheiro nem um talão inteiro de folhas de cheque na carteira, o que representa segurança.