Transferência bancária via foto já é uma realidade

Picture Money Transfer foi criado pela GFT e apresentado durante a Cebit

Imagine-se com uma pilha de contas para pagar. Agora, pense na facilidade que seria poder simplesmente tirar uma foto dos boletos…

Picture Money Transfer foi criado pela GFT e apresentado durante a Cebit

Imagine-se com uma pilha de contas para pagar. Agora, pense na facilidade que seria poder simplesmente tirar uma foto dos boletos bancários e o sistema, automaticamente, transferir o dinheiro da sua conta para o da empresa.

Uma solução que permite isso já existe e foi apresentada na semana passada pela GFT durante a Cebit 2012, um dos mais importantes eventos de tecnologia do mundo, que aconteceu na Alemanha.

O protótipo, chamado de Picture Money Transfer (Transferência Bancária Via Foto), nada mais é do que um aplicativo bancário móvel que digitaliza o formulário impresso através da câmera de um smart-phone. Com isso, permite o processamento inteligente dos dados, como beneficiário, número de conta, código de identificação bancária e informação de pagamento, que são transmitidos ao sistema online do banco. O dispositivo processa o pagamento, o usuário comprova os dados e termina a transação.

Depois de cerca de seis meses de desenvolvimento na Alemanha, onde fica a sede da GFT, a solução já está sendo usada como piloto em um banco local. O diretor-geral da GFT Brasil, Marco Santos, diz que a expectativa é que em breve o Picture Money Transfer possa estar sendo usado no Brasil. “Tivemos a visita de vários potenciais clientes brasileiros durante a Cebit e estamos bem otimistas com essa solução para 2012”, diz. O Grupo GFT é um dos principais fornecedores mundiais de serviços de TI para o setor financeiro. Tem a sua sede em Stuttgart e em 2010 atingiu um volume de negócios de € 248 milhões.

O executivo afirma que o Picture Money Transfer revoluciona o tratamento dos formulários pré-impressos para transferências bancárias. Isso porque, hoje em dia, os clientes precisam entrar no site do seu banco e inserir manualmente os dados apresentados no formulário. Ou preencher os formulários em papel na agência bancária.

A aplicação móvel da GFT se propõe a melhorar a funcionalidade e a usabilidade das transferências financeiras. As informações já impressas nos formulários de pagamento analógicos se digitalizam de forma simples e permitem ser processadas posteriormente. O produto foi desenvolvido para ser usado em três formas de pagamentos. A primeira delas é no caso dos boletos com códigos de barra. Nesse caso, o usuário tira uma foto do boleto, o sistema processa a informação do código e envia para o mobile banking.

A outra funcionalidade é a de reconhecimento e pagamento de boletos sem código de barras. No momento em que vai fazer a foto, o usuário é orientado pelo próprio sistema sobre a posição exata em que precisa posicionar a câmera para que a captação seja feita. A terceira é o uso da foto para viabilizar uma transferência bancária. “Esse produto ajudará as pessoas a serem mais produtivas”, acredita Santos.

Veja também

    Noticias

    Sindilojas POA e CDL POA promovem ação para limpeza do Centro Histórico da Capital

    Veja mais
    Noticias

    Cartilha Estado de Calamidade: seguros disponíveis e auxílio reconstrução

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Feira Brasileira do Varejo anuncia nova data para 2025

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre assina carta buscando alternativas para acesso à capital

    Veja mais