“O que nos torna inovadores não é o produto que vendemos, mas a cultura que criamos dentro da organização”, afirma Andrea Iorio na 10ª FBV

Executivo com passagens pelo Tinder e L’Oreal abordou os novos pilares voltados para a liderança no varejo

Transformação digital e o papel da liderança no varejo foi o tema da última palestra do Palco Grandes Resultados, do segundo dia da 10ª Feira Brasileira do Varejo. O responsável por ministrar o momento foi o escritor e palestrante Andrea Iorio, que apresentou a palestra Varejistas em Transformação. O evento, que acontece no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre, encerra nesta sexta-feira (26).

O executivo, que conta com passagens pelo Tinder e L’Oreal, destacou três pilares essenciais para que as lideranças do varejo possam transformar os negócios. Pensamento crítico e foco no cliente foi o primeiro ponto a ser destacado. “Dados precisam ser compreendidos. Se não se sabe trabalhar com eles, o resultado não aparecerá. Isso irá auxiliar na compreensão da demanda do cliente e resultará na verdadeira inovação. O poder dos dados pode transformar o varejo passivo em varejo reativo”, afirmou. E completa: “Não é o suficiente perguntar o que o cliente quer. A tarefa do inovador não é responder o que o cliente deseja, mas antecipar o que ele precisa.”

O segundo pilar apresentado por Iorio foi a transformação comportamental. “A lógica hoje é experimentar, aprender e executar o que funciona o tempo todo”, disse. Habilidade de executar soluções e criar inovações eficientes ao cliente foram pontos abordados pelo escritor. “Muitas vezes, temos a tentação de fazer os macros projetos, mas os grandes resultados estarão no somatório dos pequenos detalhes. Serão eles que nos levarão mais longe”, disse, além de reforçar que nem todo erro é ruim e que há três categorias de erros: os evitáveis, que podem ser avaliados e evitados; os inevitáveis, que fogem do controle; e os inteligentes, que serão os que trarão mais aprendizados. “Precisamos de um novo modelo de interpretação de erros. Temos que maximizar os resultados ao invés de responsabilizar as pessoas por aquilo que não deu certo.”

Para finalizar, o palestrante abordou que há a necessidade de uma transformação emocional do varejista. “O engajamento de uma pessoa impacta da mesma forma na outra. A vulnerabilidade aproxima as pessoas. Se eu confio em você, eu te ajudo”, explicou. Para Iorio, há que se desenvolver uma cultura de reciprocidade dentro das organizações. “O que nos torna inovadores não é o produto que vendemos, mas a cultura que criamos. Mudar a cultura é transformar o comportamento. Não vamos incorporar os novos pilares de lideranças no varejo se não criarmos situações que nos tirem da zona de conforto”, finalizou.

Serviço: 10ª Feira Brasileira do Varejo (FBV)

Data: 24, 25 e 26 de maio de 2023

Horário: das 13h às 21h

Local: Centro de Eventos FIERGS (Av. Assis Brasil, 8787 – Porto Alegre/RS) Inscrições e ingressos: www.feirabrasileiradovarejo.com.br

Sobre a FBV

A Feira Brasileira do Varejo é realizada pelo Sindilojas Porto Alegre com o objetivo de reunir fornecedores e lojistas em um só espaço, permitindo interação e formação de novas parcerias e negócios. Desde 2013, em sua primeira edição, reúne grandes nomes do setor varejista e expositores com soluções de tecnologia, gestão, segurança, marketing, entre outros serviços e produtos voltados ao varejo.

Sobre o Sindilojas Porto Alegre

O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre é o representante legal do comércio varejista da Capital e de Alvorada. Atualmente, defende os interesses de aproximadamente 20 mil empresas de segmentos variados. Além de atuar na representação dos interesses dos lojistas, desenvolve diversas ações que promovem o desenvolvimento e qualificação do setor varejista, tais como cursos, missões empresariais, palestras e eventos gratuitos e a Feira Brasileira do Varejo.