Transportes e vestuário puxam aceleração da inflação em Porto Alegre

Rio de Janeiro foi a única das sete capitais pesquisadas a apresentar taxa menor de inflação

Puxado pela aceleração dos grupos de transportes e vestuário, cujas taxas passaram de -0,26% para 0,83% e de 0,85% para 1,27%, respectivamente, o Índice de Preços ao Consumidor Semanal da cidade de Porto Alegre (IPC-S/Porto Alegre) registrou variação de 0,28%, na quarta semana de julho de 2009 . O resultado foi 0,07 ponto percentual superior ao divulgado na terceira semana de julho, que foi de 0,21%. Na terceira semana, a inflação medida foi de 0,21% na capitla gaúcha.

O IPC-S de 31 de julho registrou variação de 0,34%, repetindo índice divulgado na última medição. Seis das sete capitais pesquisadas apresentaram aceleração nos índices. A maior taxa foi de registrada no Recife, onde o indicador encerrou o mês em 0,62%, seguindo uma taxa de 0,53% na semana anterior.

Em Brasília, a inflação também acelerou em 0,09 ponto percentual, passando de 0,15% para 0,24%. Em São Paulo, cidade com a maior taxa de inflação na semana anterior (0,57%), o indicador acelerou pouco, passando para 0,58%. As demais altas foram registradas em Belo Horizonte (de 0,39% para 0,44%), e Salvador (de 0,30% para 0,38%).

O Rio de Janeiro foi a única entre as capitais pesquisadas a registrar taxa menor de inflação na comparação entre as duas últimas semanas do mês. O indicador, que já vinha deflacionário em 0,03%, ficou negativo em 0,14% no encerramento de julho. Com informações do site G1.