Travessia de Catamarã entre Porto Alegre e Guaíba é inaugurada nesta quinta-feira

Serviço para o público começa a partir das 6h da manhã de 28 de outubro

Estão definidos data, horário e até o clima de um fato histórico: às 6h de amanhã, 28 de outubro, uma sexta-feira cuja previsão é de céu azul e temperatura amena, o Guaíba voltará a ser navegado por barcos destinados a passageiros que transitam entre Porto Alegre e Guaíba.

Nesse horário, o catamarã vai zarpar do Terminal Hidroviário de Porto Alegre, localizado no Armazém B3 do Cais Mauá, com destino a Guaíba.

Hoje, na véspera, haverá, para autoridades, a inauguração solene esperada há mais de 50 anos: às 14h30min, o governador Tarso Genro vai tomar a palavra para celebrar a retomada do transporte hidroviário para passageiros. Os dois barcos, o Carlos Nobre e o Ana Terra, são modernos seguros e confortáveis — Zero Hora participou de um passeio no último dia 12.

O serviço oferecido pela CatSul — empresa gaúcha que venceu a licitação para operação da Travessia — começa nos terminais de passageiros, com salas de embarque climatizadas. Nos barcos, TVs, 120 poltronas e acesso à Internet.

A aquisição das passagens pode ser feita com até 30 dias de antecedência, nos 14 horários oferecidos em cada sentido da viagem. O trajeto entre a sala de embarque e o catamarã é feito em passarela coberta, evitando que os passageiros fiquem expostos a sol e chuva.

O catamarã é um barco com dois cascos, o que significa estabilidade — quando ZH participou da demonstração, havia um vento que tornava o rio levemente turvo, mas isso não interferiu na tranquilidade da navegação, que conta com GPS e alcança a velocidade de 46 km/h. A viagem dura cerca de 20 minutos.

O acesso e aos terminais e a saída são feitos por rampas. Há, também, assentos exclusivos para portadores de necessidades especiais, cintos de segurança para cadeirantes e espaço para cinco bicicletas.

Até que se chegasse neste momento histórico, foram sete tentativas em 30 anos para o transporte fluvial de passageiros entre Porto Alegre e Guaíba. Antes da inauguração da Ponte do Guaíba, em 1958, as duas cidades já estiveram servidas por um serviço semelhante.

A linha ia de Guaíba à Vila Assunção. As últimas cinco barcaças eram sobras de guerra compradas dos Estados Unidos em 1948. Tinham convés baixo e acesso pela proa. Uma peculiaridade é que também faziam o transporte de veículos. Em 1953, as barcas transportavam anualmente 220 mil veículos (ônibus, caminhões, automóveis e carroças) e 780 mil passageiros. O trajeto era de 20 minutos, como agora, mas a operação de carga e descarga levava cerca de 40 minutos. Depois da inauguração da ponte, o serviço foi visto como supérfluo e acabou desativado.

Para o futuro, a administração de Guaíba e a Catsul já pensam em aperfeiçoar o sistema. A intenção da prefeitura é oferecer integração tarifária entre os serviços de ônibus e de barco, para que moradores de bairros distantes tenham nas barcas uma alternativa economicamente interessante.

Já a CatSul, que pretende transportar 2 mil passageiros por dia, projeta novas braçadas: a expectativa é de que, em seis meses, haja a criação de um terminal na frente do BarraShopping, junto ao antigo Estaleiro Só.

Serviço:

A venda de passagens para a hidrovia entre Porto Alegre e Guaíba começa já hoje. Os locais de venda de bilhetes e de embarque e desembarque são os terminais hidroviários.

— Porto Alegre — no armazém B3 do Cais Mauá. Pedestres podem chegar ao terminal pelo túnel sob o Trensurb, com acesso pelo calçadão da estação Mercado.

— Guaíba — o terminal é Hidro-Rodoviário, na antiga Estação Rodoviária, Avenida João Pessoa 966, Centro, no final do calçadão.

Para facilitar a escolha do passageiro, uma tela de TV informa o número de passagens já adquiridas para cada horário.

O preço da passagem é de R$ 6 de segundas a sextas-feiras e de R$ 7 aos sábados, domingos e feriados. O pagamento pode ser feito em dinheiro e cartões de débito do Banrisul, Visa e Mastercard. Haverá 14 horários com intervalo de 60 minutos, em cada sentido, de segundas a sextas-feiras.
De Porto Alegre a Guaíba, a primeira viagem será às 6h e a última às 19h, de hora em hora. De Guaíba a Porto Alegre, o primeiro horário será às 6h30min e o último às 19h30min, também de hora em hora.

Aos sábados, domingos e feriados, os horários são reduzidos, com a primeira viagem de Porto Alegre às 7h30min e de Guaíba às 8h. Não haverá preços diferenciados de passagens para menores.

Veja também

    Noticias

    Nota de Apoio ao Projeto de Lei n.º 6005/2023

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Edição da Palestra Especial será na segunda-feira, 11 de novembro

    Veja mais
    Noticias

    Playground de adultos: organização, um nicho de mercado

    Veja mais
    Noticias

    Desconto e promoção são os diferenciais da Black Friday, dizem os consumidores

    Veja mais