“Trazer conteúdo de moda para o cliente retorna para a empresa em volume de vendas”, frisou o CEO da Lojas Renner em painel na 10ª Feira Brasileira do Varejo

Fábio Faccio falou sobre novas formas de gerar receita no segmento de moda, junto com Manuela Bordasch, do Steal the Look, e Augusto Rocha, da Pmweb e Oto CRM

Crédito: Larry Pires

A 10ª edição da Feira Brasileira do Varejo, promovida pelo Sindilojas Porto Alegre a partir desta quarta, 24, reúne milhares de empresários e profissionais do setor nos pavilhões da FIERGS, na Capital, durante três dias, em busca de conteúdo, networking e negócios. As palestras são um dos pontos fortes do evento, que teve, em seu primeiro dia, o CEO da Lojas Renner, Fábio Faccio, como um dos participantes do painel “Moda 5.0: Novos modelos de negócios para gerar novas receitas”. O dirigente da varejista dividiu o palco com a fundadora da plataforma de conteúdo Steal the Look – adquirida, em 2021, pela MagaLu –, Manuela Bordasch, e com o sócio e VP de Vendas e Marketing da Pmweb e co-fundador do Oto CRM, Augusto Rocha, quem mediou o bate-papo.

Questionados por Rocha sobre como a geração de conteúdo é enxergada no varejo de moda, Faccio comentou que o assunto é de grande relevância e faz parte da jornada de compra. “A jornada do cliente não é composta apenas pelos canais. Um site precisa ter integração com conteúdo e vice-versa”, explicou. Na visão de Manuela, que está a frente da produção desse tipo de informação, o conteúdo se tornou uma das formas de humanizar as marcas, as quais podem, hoje, contar histórias e, assim, se aproximar das pessoas. “É uma profissão nova e um movimento que começou a abrir a cabeça das empresas”, pontuou.

A respeito da creators economy, termo para definir a indústria dos criadores de conteúdo, a empreendedora acredita que existe espaço para diferentes perfis e formatos. Para ela, tanto os criadores vão se tornar marcas quanto as marcas vão se tornar criadoras. “Entendo que esse caminho faz muito sentido quando é para expandir um portfolio de produtos e serviços, e buscar por influenciadores digitais que já têm uma audiência consolidada pode ser um ótimo recurso”, avaliou. Na visão da loja, Faccio complementou que essa decisão é um pouco mais complexa. “Acredito que o segredo é saber distribuir o investimento da marca, entender qual a forma mais eficiente de obter mais receita. Essa é uma equação importantíssima para qualquer empresa”, destacou.

Ainda no ponto de vista de novos formatos de geração de receita, os painelistas falaram sobre sustentabilidade, assunto que faz parte da história da Lojas Renner, como comentou o CEO da marca. “O ESG, além de ser uma demanda dos nossos mais de 130 acionistas, se tornou uma exigência grande dos nossos clientes. Não acreditamos na premissa que muitos têm de que se é sustentável não é rentável financeiramente. Para nós, todos os detalhes são pensados e nos provocamos a tornar tudo rentável”, contou.

Perguntados por Rocha se sustentabilidade está na moda, os painelistas afirmaram que sim, mas que vai muito além disso. “Quando as lojas implementam ações socioambientais, as pessoas julgam e dizem que estão fazendo pouco. Mas acho que todos nós precisamos parar de terceirizar essa responsabilidade e começar a ter uma atitude individual maior para isso”, concluiu Manuela.

Serviço: 10ª Feira Brasileira do Varejo (FBV)

Data: 24, 25 e 26 de maio de 2023

Horário: das 13h às 21h

Local: Centro de Eventos FIERGS (Av. Assis Brasil, 8787 – Porto Alegre/RS) Inscrições e ingressos: www.feirabrasileiradovarejo.com.br

Sobre a FBV

A Feira Brasileira do Varejo é realizada pelo Sindilojas Porto Alegre com o objetivo de reunir fornecedores e lojistas em um só espaço, permitindo interação e formação de novas parcerias e negócios. Desde 2013, em sua primeira edição, reúne grandes nomes do setor varejista e expositores com soluções de tecnologia, gestão, segurança, marketing, entre outros serviços e produtos voltados ao varejo.

Sobre o Sindilojas Porto Alegre

O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre é o representante legal do comércio varejista da Capital e de Alvorada. Atualmente, defende os interesses de aproximadamente 20 mil empresas de segmentos variados. Além de atuar na representação dos interesses dos lojistas, desenvolve diversas ações que promovem o desenvolvimento e qualificação do setor varejista, tais como cursos, missões empresariais, palestras e eventos gratuitos e a Feira Brasileira do Varejo.