Trensurb fará primeira viagem a Novo Hamburgo

Com mais da metade do caminho andado, a Trensurb realizará amanhã a primeira viagem experimental na extensão da Linha 1 entre São Leopoldo e Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. A expectativa era de que o…

Com mais da metade do caminho andado, a Trensurb realizará amanhã a primeira viagem experimental na extensão da Linha 1 entre São Leopoldo e Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. A expectativa era de que o presidente Lula estivesse a bordo, mas embarcará em seu lugar o ministro das Cidades, Marcio Fortes.

O trem partirá da Estação São Leopoldo com destino à primeira estação hamburguense, a Liberdade. O embarque está previsto para as 11h. Acompanham o ministro na viagem diretores e integrantes do Conselho Fiscal e de Administração da Trensurb, além dos prefeitos dos municípios beneficiados, Ary Vanazzi (PT), de São Leopoldo, e Tarcísio Zimmermann (PT), de Novo Hamburgo. – Com 70% da obra concluída, poderemos começar a receber o público. Vamos colocar o trem para funcionar aos domingos, de graça, para as pessoas conhecerem e já começarem a ver o que isso vai significar na vida delas – adianta o presidente da Trensurb, Marco Arildo Cunha.

A expansão da Linha 1 até Novo Hamburgo já ultrapassou a marca de 60% de execução. O trecho compreende 4,9 quilômetros de via elevada, duas estações, uma ponte metroviária e uma ferroviária sobre o Rio dos Sinos. Com a obra concluída, a estimativa da Trensurb é de que cerca de 30 mil pessoas passem a usar o novo meio.

Por conta do aumento no número de usuários, a empresa articula a compra de 33 novos trens com 50% a mais de capacidade do que os atuais. Um investimento de cerca de R$ 600 milhões. O projeto prevê um total de 9,3 quilômetros de extensão, com todo o trecho em via elevada e quatro novas estações. Além de Rio dos Sinos e Liberdade – praticamente prontas –, terá as estações Fenac e Novo Hamburgo. – Esperávamos inaugurar as duas primeiras estações em setembro, mas tivemos percalços com um embate judicial para a remoção de famílias. Até abril, elas serão entregues oficialmente – garante Cunha.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais