Trensurb fará primeira viagem a Novo Hamburgo

Com mais da metade do caminho andado, a Trensurb realizará amanhã a primeira viagem experimental na extensão da Linha 1 entre São Leopoldo e Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. A expectativa era de que o…

Com mais da metade do caminho andado, a Trensurb realizará amanhã a primeira viagem experimental na extensão da Linha 1 entre São Leopoldo e Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. A expectativa era de que o presidente Lula estivesse a bordo, mas embarcará em seu lugar o ministro das Cidades, Marcio Fortes.

O trem partirá da Estação São Leopoldo com destino à primeira estação hamburguense, a Liberdade. O embarque está previsto para as 11h. Acompanham o ministro na viagem diretores e integrantes do Conselho Fiscal e de Administração da Trensurb, além dos prefeitos dos municípios beneficiados, Ary Vanazzi (PT), de São Leopoldo, e Tarcísio Zimmermann (PT), de Novo Hamburgo. – Com 70% da obra concluída, poderemos começar a receber o público. Vamos colocar o trem para funcionar aos domingos, de graça, para as pessoas conhecerem e já começarem a ver o que isso vai significar na vida delas – adianta o presidente da Trensurb, Marco Arildo Cunha.

A expansão da Linha 1 até Novo Hamburgo já ultrapassou a marca de 60% de execução. O trecho compreende 4,9 quilômetros de via elevada, duas estações, uma ponte metroviária e uma ferroviária sobre o Rio dos Sinos. Com a obra concluída, a estimativa da Trensurb é de que cerca de 30 mil pessoas passem a usar o novo meio.

Por conta do aumento no número de usuários, a empresa articula a compra de 33 novos trens com 50% a mais de capacidade do que os atuais. Um investimento de cerca de R$ 600 milhões. O projeto prevê um total de 9,3 quilômetros de extensão, com todo o trecho em via elevada e quatro novas estações. Além de Rio dos Sinos e Liberdade – praticamente prontas –, terá as estações Fenac e Novo Hamburgo. – Esperávamos inaugurar as duas primeiras estações em setembro, mas tivemos percalços com um embate judicial para a remoção de famílias. Até abril, elas serão entregues oficialmente – garante Cunha.

Veja também

    NoticiasMarketing

    Em busca do melhor ponto comercial

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Lajeado recebe a FBV Talks para debater o futuro do presente no varejo

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Café com Lojistas apresenta o significado do varejo e dicas do que está em alta ...

    Veja mais
    Noticias

    Reunião de Diretoria Ampla debate temas jurídicos relevantes ao comércio

    Veja mais