Três estratégias para o varejo funcionar e performar junto aos clientes hoje, segundo Fabiano Zortéa
Observar para manter a relevância no cenário atual é um dos cuidados que se deve ter
Durante sua participação na FBV 2025, o especialista em varejo Fabiano Zortéa destacou os principais movimentos que os empreendedores precisam observar para manter a relevância no cenário atual. Segundo ele, o sucesso nas vendas está cada vez mais ligado à capacidade das marcas de entender o comportamento do novo consumidor, utilizar tecnologias como a inteligência artificial e estabelecer conexões afetivas genuínas com o público.
- Observar os novos sinais de consumo: “Não é só olhar a faixa etária, mas entender um pouco mais aprofundada quais são as emoções dos clientes para os quais se quer vender e adaptar a narrativa para chamar atenção do consumidor e ser mais relevante a partir daí”.
- Utilizar a inteligência artificial: “A IA já está ajudando muita gente a vender melhor, a poder ter um script mais interessante, a estudar mais sobre comportamento de consumo, a ter ganhos de eficiência operacional e ser mais produtivo”.
- Conexão de forma afetiva: “É o grande caminho pelo qual as marcas estão atraindo a atenção dos seus clientes e vendendo mais. Como é que se faz isso? Sendo autêntico, dando um senso de pertencimento e estando presente na comunidade para a qual você vende. Dessa forma, há chance muito maior de ter fluxo bom e fazer com que o varejo venda mais nos próximos meses”.